CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > GT DO SEGURO SOCIAL APRESENTA PONTOS IMPORTANTES PARA AVANÇO NA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE CARREIRA
14/12/2012
No dia 04 de dezembro, em reunião convocada pela Coordenação do Grupo de Trabalho do Seguro Social, os representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) Davi Eduvirges e Pedro Totti entregaram um documentopara a Coordenadora do GT, Elisete Belchior, que dispõe de propostas alternativas às apresentadas pelo Grupo, para consolidação da Carreira e valorização dos servidores.
De acordo com o documento, dois eixos foram claramente identificados nos estudos do Grupo de Trabalho. O primeiro diz respeito aos técnicos de governo, que defendem a carreira como ferramenta de gestão e o segundo se refere às entidades sindicais, que lutam pela consolidação da Carreira como instrumento de valorização do servidor e profissionalização dos serviços prestados à população. Neste sentido, uma das propostas é ampliar a discussão também para os servidores.
Para a Confederação, o Relatório Final do GT é um instrumento de debate que poderá ser utilizado junto à Direção do INSS e MPS na perspectiva da construção de uma proposta de Carreira. Entretanto, preocupações foram destacadas pela CNTSS para reflexão e possíveis mudanças, como a nomenclatura dos cargos; a alteração de 17 padrões na atual tabela para 32 padrões vinculados ao desempenho e capacitação; a questão do enquadramento, adicional de qualificação, plano de capacitação e tabela de vencimentos; atribuições entre analistas técnicos, dentre outros.
Diante da discussão, o GT definiu que faz-se necessário alterar a atual relação do percentual fixo e variável por meio de incorporação da GAE e da GDASS ao Vencimento Básico, criar o Adicional de Qualificação, mudar o interstício para Desenvolvimento por Progressão Funcional em 12 meses e fortalecer a estrutura de capacitação para avançar na elaboração de uma proposta de Carreira que atenda as expectativas dos servidores e do INSS.
Os representantes do GT ressaltaram, ainda, a necessidade e importância de relatar as discussões realizadas aos dirigentes do Ministério da Previdência Social e do Instituto Nacional do Seguro Social e solicitou, mais uma vez, o agendamento de uma audiência com o Ministro Garibaldi Alves Filho e com o presidente do INSS, Lindolfo Neto.
Clique aquie confira o documento na íntegra.
Conteúdo Relacionado