CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CAO SAÚDE DÁ PRAZO DE 5 DIAS PARA ENVIO DE CONTRATOS E PLANOS DE METAS DE OS
16/07/2012
Em reunião realizada segunda passada (9/7) no edifício-sede do Ministério Público de Goiás, o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde, Marcelo Celestino, requereu o envio ao MP, no prazo de cinco dias, de cópias dos contratos e dos planos de metas das organizações sociais (OS) para a gestão de cinco das principais unidades de saúde do Estado. Segundo explicou o promotor, a intenção, com esta medida, é verificar se as metas estipuladas correspondem às necessidades da população e se elas representam efetivamente uma melhoria no serviço prestado.
Além dos contratos e planos de metas, o coordenador do CAO Saúde requereu ainda o encaminhamento à instituição dos relatórios de produção (atendimentos) relativos ao ano passado, de forma a possibilitar a definição de parâmetros comparativos para cada unidade. A documentação deverá ser enviada ao MP pelas organizações Instituto Gerir, Idtech, Instituto Sócrates Guanaes e ISG, que assumiram, respectivamente, a gestão do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Hospital Geral de Goiânia (HGG), Hospital de Doenças Tropicais e Materno-Infantil, e Hospital Regional do Sudoeste (Hurso).
Presentes à reunião, os promotores Vinícius Jacarandá Maciel e Marcus Antônio Ferreira Alves destacaram as demandas e reclamações que têm chegado ao MP sobre o atendimento na rede pública estadual, sobretudo em relação à falta de insumos nos hospitais e os entraves para internação dos pacientes. As dificuldades para implantação de um sistema eficiente de regulação também foram discutidas no encontro.
Conforme explicou Marcelo Celestino, o objetivo da reunião foi enfatizar que o MP fará o acompanhamento minucioso do processo de mudança no modelo de administração da saúde estadual, tendo sempre como parâmetro as necessidades da população. A ideia é monitorar a evolução das unidades de saúde e tomar as medidas cabíveis para garantir o devido atendimento aos cidadãos. Neste sentido, uma nova reunião foi agendada para o dia 9 de agosto, na sede do MP, para nova avaliação do quadro da Saúde no Estado.
Foto - Representantes das OS e das unidades de saúde estiveram presentes ao encontro
Conteúdo Relacionado