CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SEMANA DA ENFERMAGEM E AS VÁRIAS MANIFESTAÇÕES NA LUTA PELAS 30H
15/05/2012
O Fórum Estadual pelas 30h já, organizou, com iniciativa da Comissão de Direitos Humanos, por seu presidente, Deputados Tadeu Veneri (PT-PR), audiência pública, realizada na Assembleia Legislativa do Paraná na manhã desta segunda-feira(14). Esteve em discussão os projetos de Lei 2295/00 e 4924/09 que regulamentam a jornada de 30h semanais para a categoria da enfermagem e piso salarial respectivamente.
Ficou definido em audiência pública que os trabalhadores continuarão mobilizados, construindo uma greve a nível nacional. Nesta terça-feira dia 15 de maio, representantes do SINDESC, do Fórum Estadual 30h já e da categoria farão manifestação no centro de Curitiba e demais cidades do estado, às 13h, coletando assinaturas em prol da jornada de 30h e salário decente.
Estiveram presentes: Deputado Estadual Professor Lemos (PT), Deputados Federais Dr. Rosinha (PT) e Tadeu Veneri(PT). Rene Santos, Diretor Geral da Secretaria de Saúde Pública do Estado; Roni Barbosa, Presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PR); Elaine Rodela, Presidente do Sindicato dos Servidores Estaduais de Saúde (SINDSAÚDE); Isabel Cristina Gonçalves, Presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região (SINDESC); Irene Rodrigues, diretora do Sindicato dos Empregados Municipais de Curitiba (SISMUC); Ermínio Ferreira Santana, representante da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST); Célia Regina Costa, diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS); José Alvaro, Diretor do Hospital Pequeno Príncipe (PP); Mario L. Cordeiro, representando União Geral dos Trabalhadores (UGT) além dos demais sindicatos da saúde do Estado do Paraná que fazem parte do Fórum Estadual pelas 30HJÁ.
.
De acordo com Célia Regina Costa (CNTSS), a redução da jornada está diretamente ligada à qualidade no atendimento. Todo o trabalho na saúde é preciso, a manutenção, cozinha, higienização, tudo faz parte de uma linha de produção, uma área depende da outra. Para que todo o processo de atendimento ao paciente seja de qualidade é preciso primeiro que o trabalhador esteja estimulado. Diminuir a jornada sem reduzir os salários vai gerar um impacto positivo no atendimento, diminuindo os erros causados pelas jornadas excessivas. O trabalhador está constantemente com o limite da vida nas mãos e reduzir a jornada beneficia a todos.
Isabel Cristina, presidente do SINDESC resgatou a história da luta pelas 30h e a importância deste resgate para ver os avanços, perceber os erros e seguir lutando. Reforçou que, sem mobilização nunca se conquistou nada, que é possível sim reduzir a jornada, basta boa vontade política para que isso se cumpra. Não basta reduzir jornada, tem que haver respeito com o profissional que lida com a vida do próximo e principalmente, salário decente.
Cristina convidou a todos para participarem do ato do dia 15, para mostrar aos deputados, que os paranaenses estão unindo forças e vão seguir mobilizando para conquistar a regulamentação da jornada de 30h semanais e salário decente. "Só com a mobilização se faz a transformação" Finalizou.
Conteúdo Relacionado