Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE MÉDICOS É MARCADA PARA ABRIL

Mobilização Nacional de Médicos é marcada para abril

13/03/2012

Médicos brasileiros mantêm luta por reajuste de honorários e defendem que a tabela CBHPM seja referência para a hierarquização dos procedimentos integrantes do rol adotado pela ANS

Escrito por: SIMESP

 

Foi marcada para o dia 25 de abril a primeira mobilização nacional médica do ano contra operadoras de planos de saúde, em continuidade as reivindicações e negociações estabelecidas ao longo de 2011. A data foi definida na última sexta-feira, dia 2, durante reunião da Comissão Nacional de Saúde Suplementar (COMSU), realizada em São Paulo, na qual compareceram além das lideranças que formam a Comissão (Fenam, CFM e AMB), também representantes do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) e outros sindicatos regionais; conselhos e sociedades de especialidades.

De acordo com o presidente do Simesp, Cid Carvalhaes, também à frente da Fenam, os médicos reivindicam R$ 80,00 como valor aceitável para referência de pagamento por consulta pela saúde suplementar. Assim como em 2011, quando iniciaram as manifestações da categoria, em 2012 os especialistas continuam firmes no propósito de coibir as interferências dos planos e operadoras na relação médico-paciente.

Carvalhaes salienta que agora haverá empenho do movimento no sentido de que a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) seja referência para a hierarquização dos procedimentos integrantes do rol praticado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). “Essa é uma referência que entendemos como essencial, por ser uma classificação baseada em critérios científicos que podem balizar financeiramente o valor de cada procedimento que está sendo feito. Por isso, não aceitaremos negociar com os planos e operadoras somente o valor da consultas, mas também o valor dos procedimentos”, informa Carvalhaes.

Outro requerimento do ato nacional será em prol do estabelecimento de contratos coletivos de trabalho entre operadoras e entidades médicas, com cláusulas bem definidas quanto à periodicidade e índice (percentual) do reajuste. Também será discutido junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como evitar as glosas, a questão da inserção de critérios de credenciamento, descredenciamento, entre outras situações.

Ainda na reunião, que aconteceu na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), os médicos levantaram cartões amarelos como forma de chamar a atenção das operadoras e planos de saúde para a necessidade de se chegar a um acordo. Segundo diretriz das entidades nacionais, deve-se respeitar a autonomia regional, por conta das diferenças existentes no Brasil.



São Paulo

Reunidos no dia 5 de março, os médicos de São Paulo sinalizaram realização de uma passeata da categoria no dia 25 de abril. Os especialistas sairiam do centro da cidade em direção ao MASP, onde aconteceria prestação de serviços à população, como aferição de pressão, além de esclarecimento quanto às ingerências dos planos e operadoras, que atingem médicos e pacientes.


Compuseram a mesa diretora, Marta Maite Sevillano (Simesp); Florisval Meinão (APM), João Ladislau Rosa (Cremesp); José Roberto Baratella (Academia de Medicina de São Paulo); e Silvio Cecchetto (APCD), entre outros. Nos próximos dias serão definidas as formas de mobilização oficiais adotadas pelo Estado.

A próxima reunião está agendada para 19 de março, às 20h, na sede da APM, e contará com a presença das lideranças do Simesp, entre outras entidades de classe.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]