Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > GOVERNO DILMA VAI DUPLICAR NÚMERO DE VAGAS PARA CURSOS TÉCNICOS À DISTÂNCIA

Governo Dilma vai duplicar número de vagas para cursos técnicos à distância

27/02/2012

Criado em outubro de 2011, o Pronatec tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira.

Escrito por: Por PT na Câmara

 

 O programa prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.


O governo federal deve dobrar neste ano o número de vagas ofertadas para os cursos de ensino técnico à distância. No ano passado, foram mais de 75 mil brasileiros matriculados na rede E-tec Brasil; neste ano, a previsão é aumentar para 150 mil vagas, como parte das ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec).

Para o deputado Artur Bruno (PT-CE), o programa de formação de mão de obra técnica é estratégico, num momento em que a economia brasileira cresce substancialmente. O parlamentar observou que o governo do PT, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e agora com Dilma Rousseff, vem resgatando as escolas técnicas.

“ Na época do governo FHC (1995-2002), o Brasil viveu vários e graves problemas, um deles o apagão do ensino profissional técnico. A partir de 2003, com o governo do PT, o Brasil passou a um outro patamar nesta área, superando o legado negativo do PSDB”, disse o parlamentar.

Uma das vantagens do curso técnico à distância é a flexibilidade de horário, beneficiando os estudantes que trabalham e têm vários afazeres. Como lembrou Artur Bruno, alguns dos cursos disponibilizados são dados de forma presencial ou à distância. Dos 48 cursos ofertados, os mais procurados são, respectivamente, informática, administração e segurança do trabalho.

Para incrementar o número de vagas ofertadas, o governo federal, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), vai aumentar a quantidade de polos dos atuais 543 para 800.

Esse número quase duplicou ao longo do ano passado, já que no final de 2010 eram 291 em funcionamento.

Institutos federais - Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia são os maiores ofertantes dessa modalidade de ensino profissional no âmbito do programa. Ao todo, são 33 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica, além de escolas técnicas vinculadas à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal Rural de Pernambuco. Também há nove instituições estaduais ligadas à Rede e-Tec Brasil.

Criado em outubro de 2011, o Pronatec tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. O programa prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.

A principal novidade do Pronatec é a criação da Bolsa-Formação, que permitirá a oferta de vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), também conhecidos como cursos de qualificação. Oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social, esses cursos presenciais serão realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais de EPT e por unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o Senac e Senai.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]