CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CAMPANHA DA AIDS NO CARNAVAL VISA A POPULAÇÃO DE 15 A 24 ANOS
03/02/2012
A população com idade entre 15 e 24 anos, principalmente os gays, são o foco da campanha de prevenção à Aids no Carnaval deste ano.
O lançamento foi feito nesta quinta-feira (16) pelo Ministério da Saúde na quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, no Rio.
O aumento da incidência da doença entre gays dessa faixa etária chama a atenção das autoridades de saúde.
O crescimentofoi de 10,1%, conforme dados divulgados pelo governo federal no fim de 2011. Em 2010, para dez heterossexuais com Aids, existiam 16 homossexuais. Em 1998, a relação era de dez para 12.
Em 2011, o governo deu início a ações para conter o avanço da Aids entre os jovens, usando as redes sociaispara comunicar-se com esse público.
Antes e durante o Carnaval, o governo deve veicular mensagens na televisão e no rádio alertando para a importância do uso do preservativo.
Após a festa, serão divulgadas mensagens estimulando a população a fazer o teste rápido da Aids para o diagnóstico da doença, como ocorreu em anos anteriores.
Reforço de 70 milhões de preservativos
"Notamos que há uma redução de 50% a 60% no uso da camisinha nas relações casuais que acontecem muito no carnaval", explicou Padilha, dizendo que os estados receberão nesse período de carnaval um reforço no estoque de 70 milhões de preservativos.
A campanha visa ainda a reforçar a luta contra o preconceito, segundo Padilha.
Para o ministro, o que pode ter aumentado a contaminação entre jovens homossexuais é o fato de eles não terem ídolos, artistas jogadores de futebol, "como tivemos há 20 anos atrás que enfrentaram a Aids".
Uma prioriade do ministério, segundo Padilha, é divulga o teste rápido de Aids, que é "um novo teste que está sendo colocado no sistema público de saúde". Segundo Padilha, este ano serão disponibilizados 3,5 milhões de testes rápidos, que mostram o resultado em 15 ou 20 minutos.
De acordo com as estatísticas divulgadas pelo Ministério da Saúde, cerca de 630 mil brasileiros convivem com o HIV. A região com maior incidência de pessoas infectadas é o sudeste, que concentra 56,4% dos casos.
Material da campanha de prevenção contra a Aids durante o carnaval (Foto: Lilian Quaino/G1)
Conteúdo Relacionado