Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
Atividade, que acontece de 10 a 13/12, em Brasília, tem como tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer” e deve reunir 3 mil participantes
Com início nesta segunda-feira, 10/12, e se estendendo até a próxima sexta-feira, 13/12, o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, sediará a etapa nacional da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ª CNGTES). Promovido pelo Ministério da Saúde, por meio de sua Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), e organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), o evento deverá reunir cerca de 3 mil delegados vindos de todo o país eleitos durante as etapas preparatórias.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) será representada por sua presidenta, Maria Júlia Reis Nogueira, eleita delegada durante a 1ª Conferência Livre promovida pela Confederação em agosto deste ano, e também por seu vice-presidente, Mauri Bezerra dos Santos Filho, e sua dirigente nacional, Fernanda Lou Sans Magano, ambos delegados natos por comporem o Conselho Nacional de Saúde. A Confederação também terá representatividade de outros dirigentes eleitos nas etapas estaduais como delegadas e delegados a etapa nacional da 4ª CNGTES.
Tendo como tema para esta edição “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, os organizadores pretendem destacar a importância da discussão e a promoção de ações voltadas a valorização dos profissionais do sistema e que possam atender as necessidades dos usuários. “A 4ª CNGTES é uma oportunidade para avaliar e reformular políticas de trabalho e educação na saúde, consolidando uma política pública permanente e resistente a adversidades, com monitoramento e avaliação pelos conselhos de saúde”, propõem os idealizadores.
Para facilitar o debate, inclusive nas etapas preparatórios, a 4ª CNGTES estabeleceu três eixos principais para as discussões: Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; e Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde.
Os trabalhos da etapa nacional compreenderão uma gama diversificada de atividades, como palestras, mesas temáticas, grupos de trabalho, atividades culturais com a finalidade de facilitar a troca de experiências nos níveis nacional e internacional (veja programação abaixo). A programação prevê, ainda, na terça-feira, 10/12, uma homenagem às vítimas da Covid-19. Será inaugurado um Memorial na Sala em Memória das Vítimas da Covid-19, um espaço integrado a Conferência que receberá o Varal das Lembranças, montado com fotos, camisetas, objetos e tantas outras possibilidades do lembrar.
Conferência Livre da CNTSS/CUT
Com as participações de 118 lideranças representando inscrições oriundas de 19 Estados e o Distrito Federal, a CNTSS/CUT realizou, em 03/08, por meio de plataforma Zoom, a sua 1ª Conferência Livre. A atividade, que teve como título “Trabalhadoras e trabalhadores da CNTSS/CUT debatem e constroem a gestão do trabalho e a educação na saúde, o SUS que queremos com trabalho digno, com remuneração justa e carreira única implementada”, fez parte da agenda preparatória à 4ª CNGTES.
A partir de um amplo processo de divulgação, a 1ª Conferência Livre reuniu um leque importante de representações. Além das lideranças da Confederação, houve inscrições de representantes de 20 outras entidades do movimento sindical e 24 entidades representativas de Conselhos de Saúde e Movimentos Populares. Segmentos que representaram os seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
As discussões que nortearam os trabalhos da 1ª Conferência Livre se pautaram no Documento Orientador da 4ª CNGTES, divulgado antecipadamente aos inscritos, que estabeleceu os três eixos temáticos da Conferência. Contribuíram com as discussões, à época, a coordenadora-geral de Gestão e Valorização do Trabalho na Saúde, do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde (DEGERTS/MS), Érica Cristina Silva Bowes, e o coordenador-Geral de Regulação e Relações de Trabalho na Saúde, Benedito Augusto de Oliveira, ex-presidente da CNTSS/CUT.
A partir destas contribuições, os participantes puderam se reunir em grupos para discutir os eixos da Conferência, aprovar diretrizes e propostas. No retorno à Plenária Geral, as contribuições dos grupos foram aprofundadas e referendadas, o que se configurou em um relatório com propostas e ações que foram encaminhados ao Conselho Nacional de Saúde para compor as discussões da etapa nacional da 4ª CNGTES.
Confira programação
Terça-feira, 10 de dezembro
Quarta-feira, 11 de dezembro
Quinta-feira, 12 de dezembro
Sexta-feira, 13 de dezembro
Programação Artística Cultural:
Local: Tenda Dona Chica Parteira
Terça-feira - 10/12
Quarta-feira - 11/12
Quinta-feira - 12/12
Local: Auditório
Terça-feira - 10/12
Quarta-feira - 11/12
Quinta-feira - 12/12
Sexta-feira - 13/12
Leia também:
1ª Conferência Livre da CNTSS/CUT aprova propostas e as indicações de delegados(as) para a 4ª CNGTES
Relatório Final da Conferência Livre da CNTSSCUT
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensada CNTSS/CUT
* com informações Conselho Nacional de Saúde