CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT PARTICIPA DE OFICINA DE COMUNICAÇÃO DA CUT NACIONAL
20/08/2024
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) participou da Oficina Nacional de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizada de 13 a 16 de agosto, na sede da Central, em São Paulo. A atividade reuniu representantes das CUTs Estaduais e Ramos para discutir o Plano Nacional de Comunicação da Central e redefinir os parâmetros que vão nortear o Coletivo Nacional de Comunicação da CUT Nacional.
O Encontro também caracterizou uma nova etapa do trabalho realizado pela nova direção da Secretaria de Comunicação Nacional da CUT, capitaneada por Maria Aparecida Faria, que também tem o mesmo cargo na CNTSS/CUT, e por seu secretário-adjunto, Tadeu Porto, estabelecido a partir de planejamento realizado no início deste ano. Constou da programação a solenidade de reinauguração do Estúdio de Gravação da CUT Nacional, que agora também estará disponível para locação.
O espaço, que fica na sede da CUT, recebeu infraestrutura e equipamentos de última geração em vídeo e áudio, além da incorporação de pessoal técnico à equipe da Secom para atendimento das futuras demandas internas à Central e das entidades que procurarem pelos serviços. A novidade incorpora a agenda de comemoração dos 41 anos da CUT, que é celebrado em 28 de agosto.
“Esse estúdio foi inaugurado em 2010, quando Rosane Bertotti, hoje na Formação, era nossa secretária de Comunicação. Agora, fizemos um esforço grande, com vários companheiros e companheiras aqui da CUT, entidades parceiras nacionais e internacionais, sindicatos, confederações, a própria CUT Nacional, a CUT São Paulo, e todo mundo ajudou”, disse a Maria Faria em entrevista ao site da CUT.
O Encontro também trouxe um leque bastante importante de formação e discussão, inclusive sobre legislação para este período eleitoral, além de permitir a aproximação da equipe da Secom Nacional com as direções e assessores das Estaduais e dos Ramos. A formação sobre redes sociais, dicas de utilização destas ferramentas e estratégias de engajamento fez parte da programação do Encontro.
Nesse tema, a contribuição de Rô Vicente, artista e cronista nos canais do Periferia em Movimento e do Mídia Ninja e fundadora do Coletivo Queer, foi de grande valor para ampliar as perspectivas do trabalho sindical e social junto às redes sociais. Houve ainda um espaço privilegiado para discussão sobre Inteligência Artificial (IA) com o foco em redes sociais e ativismo digital, a partir da contribuição do professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Sérgio Amadeo.
Além de desvendar os mecanismos quer constituem este novo paradigma tecnológico, o professor foi enfático em apresentar ao movimento social o grande desafio de aprofundar o debate sobre o que constitui esta nova tecnologia e as discussões que vem sendo realizadas para regulamentação desta nova tecnologia, assim como entender o seu significado na ocupação das mais variadas funções e campos de trabalho.
A programação contou com momentos de trabalho em grupo onde os participantes puderam confeccionar produtos de comunicação e também contribuir com propostas para os Planos Estaduais de Comunicação e dos Ramos. Ao final, foram estabelecidas estratégias para dar continuidade ao processo de formação em comunicação e sobre a reativação do Coletivo Nacional de Comunicação da CUT Nacional.
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT
(com informações CUT Nacional)
Conteúdo Relacionado