CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > FÓRUM NACIONAL PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO LANÇA 14ª EDIÇÃO DA REVISTA MÍDIACOMDEMOCRACIA
05/09/2014
A democratização da comunicação é uma bandeira de luta não só dos profissionais que atuam nesta área, mas de toda a sociedade e, principalmente, da classe trabalhadora. A importância de incluir a pauta dos trabalhadores nos meios de comunicação é vista como prioridade. A exclusão dos temas defendidos pelos trabalhadores na mídia privada é uma forma de manter as reivindicações e as lutas dos trabalhadores fora do foco das discussões da sociedade.
O FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação tem sido um espaço de excelência para discussões e definições de estratégias de lutas para que a mídia seja verdadeiramente democrática e com controle social. O lançamento da Edição nº 14 da Revista MídiaComDemocracia, que está disponível na versão impressa e virtual para download (http://www.fndc.org.br/publicacoes/revista-midia-com-democracia/edicao-n-14/), é um exemplo desta luta e da preocupação em discutir a democratização da mídia de forma ampla e voltada aos interesses dos trabalhadores e da sociedade.
A publicação traz neste número o relato do conjunto de ações que o FNDC vem realizando com “a finalidade de tornar o setor midiático de nosso país mais plural e mais diverso; fala da luta por uma internet livre e por um sistema público de comunicação forte, destaca a defesa de mecanismos de participação social e difusão da produção popular de audiovisual, como o Canal Cidadania”, afirma o editorial da Revista.
Entre as matérias de destaque está a que cita a escolha da atual Direção: “Nova gestão do Fórum reforça unidade do movimento na luta por um novo marco regulatório”. O texto narra a realização da Plenária Nacional do FNDC, que aconteceu de 24 a 27 de abril, em Guararema, São Paulo. Na ocasião, foram eleitas a Coordenação Executiva do Fórum, que permaneceu com a secretária de Comunicação da CUT Nacional, Rosane Bertotti, e os Conselhos Deliberativo e Fiscal. A CNTSS/CUT, por meio de sua secretária de Comunicação, Terezinha de Jesus Aguiar, está entre as 14 entidades que compõem o Conselho Deliberativo. O Conselho Fiscal, por sua vez, é formado por três entidades.
Outra matéria de destaque faz menção a estratégia de construir uma articulação entre a campanha do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político e o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática. Um processo de consulta popular, marcado para o período de 1º a 7 de setembro, que abordaria os dois temais de grande relevância para a sociedade e, principalmente, para os trabalhadores.
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado