Twitter Facebook

CNTSS > ARTIGOS > AVANÇAR SEMPRE. RETROCEDER JAMAIS !

AVANÇAR SEMPRE. RETROCEDER JAMAIS !

Escrito po: Imprensa CNTSS/CUT

24/09/2010

•Maria Aparecida Faria- presidente da CNTSS/CUT

Estamos às portas das eleições e precisamos de muita lucidez para continuar caminhando, a passos largos, para as mudanças estruturais, mudança estas que vem sendo implantadas nos últimos oito anos e que tem transformado o nosso país.

Segundo dados do IBGE e do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) o Brasil eliminará a miséria e reduzirá a pobreza a apenas 4% da população até 2016. O trabalho mostra que, entre 1995 e 2008, 12,8 milhões de brasileiros saíram da condição de pobreza absoluta e no caso da pobreza extrema, o contingente que deixou essa condição no mesmo período foi de 12,1 milhões de pessoas.

Os números representaram uma queda de 33,6% na taxa de pobreza absoluta, que ficou em 28,8% da população em 2008. Já a proporção de miseráveis, estimada em 10,5% da população em 2008, reduziu quase 50% em relação a 1995.

São milhões de brasileiros que saíram da linha da pobreza absoluta, aliás, miseráveis, antes nem eram considerados como cidadãos, não tinham identidade. Hoje não só tem identidade como passaram a ter acesso aos meios de consumo como qualquer outro cidadão brasileiro, acesso ao emprego, a educação e a saúde. Tudo isso foi possível, em grande parte aos programas de Políticas Públicas implantadas no Governo Lula.

Precisamos continuar investindo nestes projetos que permitem que a cada dia centenas de novas pessoas possam resgatar sua dignidade através da inclusão social, podendo de fato e de direito viver em uma democracia com dignidade e garantia de seus direitos.
Da mesma forma, precisamos de políticas adequadas e mais justas que permitam que nossos trabalhadores possam na sua velhice, após anos de trabalho, viver com mais segurança, saúde e lazer.

O projeto Democrático Popular que foi implantando nestes últimos oito anos vem promovendo estas mudanças e tem que continuar para que possamos consolidar as políticas públicas que queremos para a Seguridade Social e garantir que este Brasil já não tão jovem, como na década de 70, possa ser um país cada vez melhor.

A CUT Nacional em sua plataforma para as Eleições 20910, lançada em maio último, resultado de cinco anos de debates e reflexões, trás uma estratégia muito bem articulada para o enfrentamento dos grandes temas nacionais e em um de seus eixos: Igualdade, Distribuição de Renda e Inclusão Social, tem como proposta Consolidar o Sistema de Seguridade Social brasileiro, inclusivo e estável, segundo os preceitos constitucionais de 1988, assegurando a concretização dos seus princípios e fontes estáveis de financiamento, abarcando os muitos desdobramentos da seguridade além das nossas bandeiras históricas de lutas.

Em dezembro estaremos sediando a I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social, e estaremos, entre os mais importantes objetivos ,permitir diálogo equitativo entre governos, instituições acadêmicas, agências intergovernamentais, movimentos populares, sociais, sindicais e de trabalhadores em geral, sobre o desenvolvimento de sistemas universais de seguridade social como alternativa para países e regiões, estimulando outros países a adotarem sistemas universais, integrais e equitativos como alternativa válida, ética e factível no processo de reformas nacionais e nos processos de integração regionais; como é o nosso SUS- Sistema Único de Saúde e SUAS- Sistema Único de Assistência Social . Muitos outros temas coligados de extrema importância estarão também sendo abarcados nesta conferência.

O retrato do Brasil hoje, constata as grandes mudanças que estão ocorrendo, mudanças estruturais e os vários desafios ainda por vencer, nos deixando convictos de que o projeto em curso em nosso país que tem tido a frente durante esses 8 anos o Presidente Lula é o mais correto e o mais adequado para a grande maioria da nossa sociedade, sociedade essa que convivemos e trabalhamos no nosso dia-a-dia. Estamos no caminho certo, o que precisamos agora, além de consolidar o projeto no governo federal, elegendo quem vai dar continuidade e mais, ampliá-lo, é trazê-lo também para os nossos estados elegendo governadores que defendam esse mesmo projeto, com o mesmo compromisso e, não nos esquecendo que o Legislativo precisa ser composto por defensores tanto quanto nós dessas políticas.

Afinal, essa tem sido nossa maior bandeira de luta, de desenvolvimento para o país, com políticas públicas, justiça e inclusão social, com democracia participativa para construirmos um Brasil de todos.


  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]