Twitter Facebook

CNTSS > ARTIGOS > SENTIR, É PRECISO

Sentir, é preciso

Escrito po: Fonte – Carta Capital

16/08/2010

• Eduarda Freitas

A morte levou-me à igreja de mão dada com as meninas da minha juventude, que agora são meninas quase mulheres e eu sou mulher sempre menina. Levou-me em passos ligeiros, olhos atentos, com o coração a vaguear por dentro e por fora e ao mesmo tempo por todos e por ninguém. A morte saiu à rua e vestiu os amigos de preto e os velhos de curiosidade. E as pedras da aldeia que o viram crescer, viram-no descer. Nas janelas das casas de pedra, mulheres de olhos vermelhos e cabelos brancos, gordas de si, cheias de histórias e de dias e de anos…e à porta da igreja, homens de chapéus olhavam os rapazes novos, de olhos vermelhos. E uns e outros mediam-se. Os novos dando graças por serem novos, os velhos dando graças de ainda ali estarem. O sino num lamento de aço a fazer lembrar que a hora é fruto de qualquer dia e de qualquer vida, e que ele é o único que vai ficar, depois dos novos e dos velhos. E dizia um velho em jeito de piada sem vontade de rir que “enquanto o sino toca por outros é bom sinal”, e eu pergunto-me, será?, e olho este país que arde num verão de incêndios que se repete amanhã como se repetiu ontem do dia que vinha de traz e nada muda. No verão as televisões fazem notícia do calor e no inverno vão fazer notícia do frio. A metro, a retalho, como um comércio que morre todos os dias sem perceber que a solução não está nos clientes, está na mercadoria. Às vezes os sábados doem e os domingos também porque corremos sem sabermos para onde e achamos que estamos a parar. E quando finalmente paramos, quando o coração desce a rua que o viu crescer, tudo muda. Tudo mudo. A grande ironia da morte, é que nos faz lembrar da vida.

• Eduarda Freitas é jornalista da RTP - Rádio e Televisão de Portugal - e colaboradora do jornal português EXPRESSO. Foi correspondente do jornal A BOLA e jornalista na SIC - Televisão. Trabalhou como jornalista no Semanário TRANSMONTANO e na Rádio INDEPENDENTE.
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]