Twitter Facebook

CNTSS > ARTIGOS > OS DESAFIOS DA SECRETARIA DE COMBATE AO RACISMO

Os desafios da Secretaria de Combate ao racismo

Escrito po: • Secretária de Combate ao Racismo e Tesoureira da Cntss/Cut

18/08/2009


•Julia Nogueira


A CUT antenada com as mudanças ocorridas na sociedade e no mundo do trabalho, sempre pautou suas ações direcionando-as com o objetivo de responder aos anseios da classe trabalhadora nas suas múltiplas interfaces.

A pauta e o debate no interior da Central são constantemente atualizados, tendo como objetivo se antecipar e responder, de forma satisfatória, aos temas e questões propostos pela sociedade.

Sensível às dificuldades que alguns segmentos sempre encontraram em pautar e incluir suas questões específicas e em face da organização e mobilização desses setores, o debate interno evoluiu ao ponto de no 8º CONCUT termos como fruto de todo esse acumulo a criação da Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora.

Também como resultado dos temas e questões amplamente debatidos e na percepção da importância de outros segmentos no 10º Congresso Nacional da CUT foram criadas as seguintes Secretarias: Juventude, Meio Ambiente, Saúde do Trabalhador e Combate ao Racismo.

A criação dessas secretarias demonstra na prática a sensibilidade de nossa Central e a atualização permanente que é feita em nossas pautas e agendas.

A Secretaria de Combate ao Racismo reflete toda a construção que a Comissão já vinha desenvolvendo, sentindo a necessidade de elaborar e propor políticas que dessem conta de toda uma demanda de combate à discriminação e marginalização. É bom que se registre que a Comissão Nacional de Combate ao Racismo executou de forma magistral essa função e que esperamos agora que a nova Secretaria de continuidade.

Os desafios desta secretaria são imensos e seu sucesso se pautará no acúmulo histórico da classe trabalhadora, reafirmando os princípios cutistas na construção coletiva de homens e mulheres que acreditam na possibilidade de construirmos junta uma sociedade onde a discriminação e as desigualdades sejam banidas definitivamente deste país.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]