Twitter Facebook

CNTSS > ARTIGOS > ALCKMIN CONFESSA ERRO NA PRIVATIZAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO

ALCKMIN CONFESSA ERRO NA PRIVATIZAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO

Escrito po: CUT/SP

13/06/2011

ALCKMIN CONFESSA ERRO NA PRIVATIZAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO

Por: Vagner Freitas, Secretário Nacional de Administração e Finanças da CUT

Após o temporal que caiu sobre o Estado de São Paulo nesta terça feira (07) e deixou milhares de pessoas sem fornecimento de energia elétrica, o governador Geraldo Alckmin, em entrevista, confirmou a precarização do setor energético. “O que está claro é que ela (Eletropaulo) não tem as condições de operar com segurança quando tem chuva, tempestade. E nós vamos ter verão pela frente. Claro que foi um vento excepcional, mas é óbvio, é claro, que ela não tem as condições mínimas de atendimento rápido ao usuário e, ao mesmo tempo, de se prevenir desses problemas", afirmou o governador da privatização.

Nessa declaração, Alckmin confessa o erro cometido em junho de 1996, ano em que comandou a operação de negociar as estatais, primeiro como presidente do Programa Estadual de Desestatização (PED) do governo Covas e depois como governador.

O apagão que aconteceu na cidade de São Paulo, e que levou quase 4 dias para normalizar a situação, é reflexo dos 15 anos do irresponsável processo de privatização que fatiou e retalhou empresas estratégicas para o estado como Eletropaulo, CESP e CPFL, que hoje apresentam condições precárias de trabalho com redução de até 50% no quadro de funcionários, aumento de acidentes graves e fatais, falta de manutenção, descumprimento de contratos de concessão e acordos coletivos, sucateamento do sistema que interliga geração, transmissão e distribuição de energia.

O governador Geraldo Alckmin disse ainda que a Eletropaulo terá de indenizar os consumidores pelo prejuízo causados. Acredito que além da Eletropaulo, quem deveria ressarcir toda a população pelo desmonte do Estado são os “demotucanos” que dilapidaram o patrimônio brasileiro e hoje nos deixam às escuras.

Em um momento tão importante para o país, que necessita de energia para crescer e gerar riquezas, é lamentável saber que o governo paulista entregou empresas públicas estratégicas para o setor privado sem o compromisso de investimento na expansão da oferta de energia.

Antes de criticar seus parceiros de mercado, o governador Geraldo Alckmin deveria assumir a sua responsabilidade, pedir desculpas à população e iniciar um trabalho para fortalecer as estatais que permanecem sob gestão do Estado e seus trabalhadores.


  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]