Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR É DEBATIDO EM BRASÍLIA

Desenvolvimento da Agricultura Familiar é debatido em Brasília

20/09/2017

CUT defende o enfrentamento ao modelo de agronegócio e à Reforma da Previdência

Escrito por: CUT Brasil com informações da CONTAG

A resistência à violência no campo e o combate às perdas das políticas públicas voltadas à agricultura familiar, além do enfrentamento ao modelo de desenvolvimento atual, sugerido pelo atual governo, foram amplamente debatidos na manhã desta terça-feira (19), no seminário Nacional sobre Desenvolvimento da Agricultura Familiar, em Brasília.

Segundo a vice-presidenta da CUT Nacional, Carmen Foro, que também é agricultora familiar, a realização do Congresso Extraordinário da CUT – ocorrido entre os dias 28 e 31 de agosto em São Paulo, “demarcou muito claramente os espaços que devemos dar ao fortalecimento da luta pela agricultura familiar, de enfrentamento à violência no campo, das denúncias internacionais que precisamos fazer sobre o que está acontecendo atualmente e de qual modelo de agricultura e produção rural queremos”.

Para Carmen, hoje o centro do debate é se somar à CONTAG e aos movimentos do campo que, conforme analisou, “estão se organizando e se fortalecendo cotidianamente por um projeto de produção agrícola que não seja um projeto insustentável”.

A vice-presidenta avaliou que a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), onde as políticas públicas voltadas exclusivamente à agricultura familiar fortaleceram o campo brasileiro, representa um longo processo de resistência que vem pela frente.

“As perdas do momento não são apenas o conjunto de ações políticas e sociais que estavam dentro do MDA, mas, sobretudo, quando se trata dos orçamentos totalmente reduzidos já anunciados, e da batalha que nós vamos fazer – e a CONTAG tem feito – contra essa reforma previdenciária que está proposta, onde os trabalhadores e as trabalhadoras do campo são os que mais perdem”, esclareceu.

Preparando o 13º CNTTR

Com o objetivo de definir o conceito de Agricultura Familiar para representação pelo sistema confederativo CONTAG, acontece entre os dias 18 e 21 de setembro, em Brasília/DF, o Seminário Nacional sobre Desenvolvimento da Agricultura Familiar.

O encontro reúne mais de 300 participantes, entre dirigentes e funcionários do Movimento Sindical, além de pesquisadores que tenham seus trabalhos acadêmicos ligados ao meio rural.

A abertura oficial aconteceu nesta segunda-feira (18), com a fala da Diretoria da CONTAG e apresentação das delegações por região/estado, seguido da apresentação do senador Paulo Paim (PT-RS) sobre “Reforma da Previdência e os impactos na vida dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares”.

Ao longo do Seminário serão discutidas as estratégias sobre as propostas de reforma política e mudanças na legislação eleitoral em curso; regulamentação da aplicação das deliberações do 12º CNTTR [Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares], sobre paridade, cota mínima de mulheres e cota mínima de jovens para participação das Federações e dos Sindicatos no 13º CNTTR; criação e regulamentação do Fundo de Amparo Social e a definição das estratégias sobre o orçamento público para o financiamento das políticas públicas para a Agricultura Familiar.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]