Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT PARTICIPA DE REUNIÃO DA MESA NACIONAL DE NEGOCIAÇÃO DO SERVIÇO FEDERAL EM BRASÍLIA NESTA QUINTA-FEIRA (16/02)

CNTSS/CUT participa de reunião da Mesa Nacional de Negociação do serviço federal em Brasília nesta quinta-feira (16/02)

15/02/2023

Servidores da Seguridade Social serão representados pelo secretário de Finanças da Confederação; CNTSS/CUT historicamente sempre participou das negociações realizadas na Mesa

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

O secretário de Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT), Sandro Alex de Oliveira Cezar, representará os trabalhadores federais deste setor em reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), que acontece nesta quinta-feira, 16/02, às 10 horas, em Brasília, nas dependências da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, do recém-criado Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

 

O diálogo com os servidores federais foi retomado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em cerimônia no último dia 07 de fevereiro, em Brasília, foi efetivada a reabertura da MNNP, uma demanda importante dos trabalhadores e também uma devolutiva de um compromisso do presidente eleito e que, a partir de agora, passa a ser coordenada pelo Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos. A reunião desta quinta-feira é resultado da agenda assumida pela ministra Esther Dweck.

 

A expectativa das lideranças dos servidores é que o governo apresente uma proposta de reajuste de salários da categoria, uma vez que grande parte dos servidores federais estão sem receber qualquer aumento há cerca de sete anos. Esta situação já havia sido reiterada pelas entidades sindicais ao governo por meio de ofício protocolado em 02 de janeiro deste ano. Além do reajuste salarial, os trabalhadores também reivindicam aumento dos benefícios e revogação das instruções normativas, portarias e decretos de caráter antissindicais. 

 

Durante a solenidade de reabertura da Mesa, a ministra Dweck salientou que o ato tratava-se de um compromisso com a democracia brasileira e uma forma de respeito a quem presta serviço público. Sobre isto, disse a ministra: “A criação do Ministério tem esta preocupação de inovar os serviços públicos, conseguir prestar serviços de maior qualidade, com maior atenção à população, para que se consiga vencer as desigualdades”. Reiterou que a reabertura de Mesa é resultado do compromisso do presidente Lula. “O presidente nos dá vários comandos. Este foi um dos comandos considerados importante”, destaca a ministra.

 

A ministra Esther Dweck aproveitou a oportunidade e assinou a exposição de motivos que acompanha a minuta do Decreto que regulamenta o Artigo 92, da Lei n° 9.112, que trata da permanência de dirigente com mandato classista na folha de pagamento do governo federal. Já nos primeiros dias de janeiro, a partir do diálogo com as Centrais Sindicais no processo de transição, seu ministério revogou a Nota Técnica da Controladoria-Geral da União (CGU) que permitiu a perseguição aos servidores e a proibição de manifestações políticas.

 

Naquela ocasião, a CNTSS/CUT foi representada por sua secretária de Comunicação e secretária Adjunta de Finanças da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Maria Godoi de Faria; o secretário de Finanças, Sandro Cezar; a presidenta e o secretário de Administração e Finanças do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SINDSAÚDE SP), respectivamente, Cleonice Ribeiro e Gervásio Foganholi; a presidenta da Federação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (FENACSAÚDE) e também secretária-Geral do SINDSAÚDE SP, Célia Regina Costa; e a dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência nos Estados Go/to (SINTFESP GO/TO), Terezinha de Jesus Aguiar.

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]