Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS TRABALHADORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL CRIAM FÓRUM DE ARTICULAÇÃO VOLTADO AO FORTALECIMENTO DO MOVIMENTO SINDICAL

Entidades representativas dos trabalhadores da Assistência Social criam Fórum de articulação voltado ao fortalecimento do movimento sindical

09/02/2023

FANTSUAS surge em resposta à demanda apresentada pelas entidades sindicais participantes do Conselho Nacional de Assistência Social e demais entidades representativas dos trabalhadores do SUAS

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

Comunicado

 

Em reunião realizada nesta quarta-feira, 08 de fevereiro de 2023, onde participaram lideranças sindicais de um importante leque de entidades representativas dos trabalhadores e trabalhadoras da área da Assistência Social de todo o país, pertencentes às diferentes Centrais Sindicais, foi aprovada e deliberada, de forma unânime, a criação oficial do “Fórum de Articulação Nacional de Entidades e Organizações de Caráter Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social – SUAS (FANTSUAS)”.

 

Resultado do diálogo transparente, democrático e amadurecido de forma consensual entre inúmeras instituições sindicais, a criação do FANTSUAS se materializa como um novo Fórum de articulação da luta sindical dos trabalhadores e trabalhadoras dos níveis superior, médio e fundamental do SUAS, que se somará às demais entidades de defesa da categoria. Sua estruturação incorpora Sindicatos das três esferas do setor público e do setor privado contemplando uma representatividade de caráter nacional.

 

O FANTSUAS surge com a concepção de agregar na luta sindical a unidade em defesa destes profissionais neste momento histórico em que, a partir do resultado das eleições presidenciais do ano passado, há o retorno de um projeto democrático e popular no Executivo Federal. Um novo tempo que coloca à classe trabalhadora o enorme desafio de buscar recuperar e avançar nos campos dos direitos trabalhistas e sociais e das políticas públicas.

 

Este fato norteador de um novo momento político no país apresentou-se, também, como uma condição de potencializar novas oportunidades e mecanismos de lutas voltados à organização dos trabalhadores e trabalhadoras do SUAS. No caso específico, o FANTSUAS surge como Fórum próprio de articulação dos debates e encaminhamentos da ação e do fortalecimento do movimento sindical e das associações de caráter sindical.

 

É dentro destas novas dinâmicas social e política que o FANTSUAS se estabelece na trajetória das lutas da categoria como Fórum de articulação, que terá entre suas atribuições constituir uma agenda focada nas questões sindicais e na pauta de interesses dos trabalhadores e trabalhadoras do SUAS. Suas entidades constitutivas seguirão, conforme a liberdade e autonomia sindical, compondo os diversos espaços já construídos de discussão e valorização da política de Assistência Social, do SUAS e de seus trabalhadores e trabalhadoras.

 

A iniciativa de constituição do FANTSUAS é uma resposta urgente e respeitosa à preocupação e à demanda que nasceram a partir do diálogo existente entre as entidades dos trabalhadores do segmento que possuem representatividade no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e demais entidades sindicais representativas desta área. É uma devolutiva ousada à necessidade apresentada pelo movimento sindical para o estabelecimento de um Fórum de articulação próprio constituído para dar suporte às lutas da categoria oriundas das três esferas de governo e do setor privado de todo o país.

 

O intenso processo de precarização nas condições e relações de trabalho no SUAS, assim como nas demais áreas provedoras de políticas públicas, levado a um nível desastroso durante os governos Temer e Bolsonaro, apontou para a urgência inquestionável do fortalecimento das organizações sindicais. É imprescindível e urgente a criação de novas estruturas que conduzam ao fortalecimento dos Sindicatos, Federações e Confederações dos trabalhadores.

 

O FANTSUAS pretende-se como este Fórum de articulação sindical, onde seja possível levar suas pautas, demandas e estratégias para serem debatidas em suas respectivas Centrais Sindicais e para que consolidem-se como lutas e ações propositivas nos espaços sociais e de governo. O movimento sindical não pode se furtar a esta responsabilidade e o Fórum vem somar este perfil específico de articulação sindical às lutas estabelecidas pelas demais entidades de defesa dos trabalhadores e trabalhadoras da Assistência Social.

 

O processo de reconstrução do país passa pela recuperação e avanço nas políticas públicas nas diversas áreas, com destaque às da Seguridade Social, e que deverá ser articulado de maneira transversal entre os diversos Ministérios e áreas do governo, o que exige o fortalecimento das entidades constituídas e reconhecidas do movimento sindical para que possam atuar de maneira firme e coesa em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do SUAS.

 

O movimento sindical sabe de sua responsabilidade e neste novo momento democrático reafirma sua missão de organização e defesa da pauta dos trabalhadores. O FANTSUAS foi concebido a partir do diálogo entre os Sindicatos de Base, Sindicatos Municipais e Estaduais, Federações Nacionais, Confederações e Centrais Sindicais. Esta postura está sendo reiterada na condução de seu processo de organização como Fórum de articulação sindical em defesa do SUAS e de seus trabalhadores e trabalhadoras.

 

Fórum de Articulação Nacional de Entidades e Organizações de Caráter Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social – SUAS (FANTSUAS)

Fevereiro de 2023

 

Nota de Criação do Fantsuas

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]