Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT E FÓRUM NACIONAL DA ENFERMAGEM DEFENDEM VOTAÇÃO E APROVAÇÃO DO PL Nº 2564 EM REUNIÕES NO SENADO E CÂMARA

CNTSS/CUT e Fórum Nacional da Enfermagem defendem votação e aprovação do PL nº 2564 em reuniões no Senado e Câmara

27/10/2021

Representantes do Fórum permanecem em Brasília neste início de semana para reuniões com senadores e lideres partidários na defesa do piso salarial e 30 horas semanais para enfermagem

Escrito por: Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

 

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social está entre as entidades do Fórum Nacional de Enfermagem que estão realizando uma intensa agenda de visitas a senadores neste início de semana para dialogar sobre a importância da votação e aprovação do PL nº 2594, do piso salarial nacional da enfermagem condicionado à jornada de trabalho de 30 horas semanais para estes profissionais. As agendas, que tiveram início nesta segunda-feira, 26/10, tendem a se estender até a quarta-feira, 28/10, quando se espera atingir o maior número de contatos com senadoras e senadores.

 

A Confederação está sendo representada por sua secretária Geral, Isabel Cristina Gonçalvez, e a dirigente nacional e também coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem, Líbia Bellusci. Os representantes dos trabalhadores estão aproveitando a oportunidade para se reunirem com líderes de diversos partidos. Também buscarão se encontrar com o presidente da Casa, o senador Rodrigo Pacheco. As lideranças dos trabalhadores foram atendidas pelo presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem, deputado Célio Studart (PV CE). O encontro se deu no gabinete do deputado Mauro Nazif (PSB RO), com a participação do anfitrião.

 

O PL nº 2564, do senador Fabiano Contarato (REDE ES), vem sendo alvo de intensas discussões no Senado. Ainda em abril deste ano, o PL teve parecer favorável em sua integralidade pela relatora, a senadora Zenaide Maia (PRO RN). A partir da pressão de setores empresariais da saúde privada e também governamentais para que haja alterações tanto nos valores salariais destinados à categoria como para que não seja incorporada a jornada de 30 horas semanais, o PL vem sofrendo ataques e, inclusive, recebendo emendas que desconfiguram seu teor original.

 

Na opinião da secretária-geral da Confederação, a disputa está muito acirrada. Os representantes dos trabalhadores que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem estão empenhados para fazer com que o PL avance para ser aprovado sem que haja prejuízos aos trabalhadores. “Estamos dialogando com os senadores e líderes partidários para tentar garantir o direito dos profissionais da enfermagem. Tem sido muito difícil esta batalha pela aprovação do PL nº 2564. Há uma pressão muito grande contrário ao PL por parte dos empresários da saúde e do setor público municipal. São setores que discordam do piso proposto e também da incorporação das 30 horas,” afirma Cristina Gonçalvez.

 

A coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem esclarece que o grupo está procurando realizar o maior número de contatos com senadores e lideres partidários para conseguir os apoios necessários, mas apresenta a mesma opinião manifestada por Isabel Cristina. “Ajustes estão sendo feitos na redação do texto para que haja consenso entre todas as partes e para que a votação ocorra no Senado, em novembro. Nosso objetivo é viabilizar a imediata votação e aprovação do PL nº 2564. Continuaremos lutando para que ele seja aprovado e que os trabalhadores recebam a sua devida valorização”, reitere Líbia Bellusci.

 

Ao término das agendas com senadores, o Fórum deverá se reunir para avaliar o resultado dos diálogos realizados e para ver quais serão os próximos passos na luta pela aprovação do PL nº 2564.

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]