Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > INSCRIÇÕES PARA ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES DA SEGURIDADE SOCIAL DA CNTSS/CUT PROSSEGUEM ATÉ 16 DE MARÇO

Inscrições para Encontro Nacional de Mulheres da Seguridade Social da CNTSS/CUT prosseguem até 16 de março

10/03/2021

Com o tema “Mulheres da Seguridade Social na Resistência”, participantes definirão propostas para 8º Congresso da CNTSS/CUT e Encontro da CUT, assim como as delegadas para esta etapa da Central

Escrito por: Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

 

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social receberá até a data de 16 de março as inscrições para o Encontro Nacional de Mulheres do Ramo da Seguridade Social. O encontro, que acontece em 20 de março, das 9h00 às 13h00, por meio de plataforma digital Zoom, tem como pauta central para as discussões o tema “Mulheres da Seguridade Social na Resistência” e permitirá a definição das delegadas que representarão o Ramo no Encontro Nacional de Mulheres da CUT – Central Única dos Trabalhadores, com previsão de realização em agosto deste ano.

 

Os critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora do Encontro, que foram tornados públicos por meio de ofício encaminhado recentemente a todas as entidades, definem que cada Sindicato e Federação filiados à Confederação poderão indicar, respectivamente, três e duas participantes. Definiu-se, também, a participação automática das mulheres pertencentes à direção da CNTSS/CUT. É importante destacar que as entidades deverão estar em dia com suas obrigações estatutárias definidas pela CUT para ter direito à participação no Encontro.

 

O encontro da Confederação tem a importante tarefa de definir as contribuições das mulheres do Ramo para a etapa nacional da Central e para as discussões que serão realizadas no 8º Congresso Nacional da Confederação, também definido para agosto de 2021. Neste sentido, uma nova metodologia foi idealizada para facilitar a ampliação dos debates que auxiliará no fechamento das propostas das mulheres do Ramo. Foram enviadas previamente às entidades questionamentos para serem debatidos e definidas propostas. Estas respostas devem ser enviadas à Confederação até no máximo 16 de março para o e-mail [email protected] , a/c de Rosi, para que todo o material possa ser sistematizado e utilizado para compor a discussão do encontro de 20 de março.

 

A Comissão está sugerindo o envio de, no mínimo, duas sugestões de ações para que a Secretaria de Mulheres da CNTSS/CUT possa trabalhar nos próximos anos. O primeiro grande eixo de questionamento baseia-se na seguinte pergunta: Quais seriam as ações que as mulheres da Seguridade Social devem apontar para serem desenvolvidas no próximo período considerando os seguintes temas? Para tanto, estabelece os seguintes subitens: a) violência contra as mulheres; b) aumento do feminicídio; c) preconceito racial contra as mulheres; d) homofobia; e) nas relações de trabalho (assédio moral, adoecimento físico e mental e desigualdade salarial).

 

O segundo eixo tem a seguinte pergunta: “Quais ações que, do ponto de vista das mulheres, podemos desenvolver na defesa do serviço público em relação a? Neste ponto há também os seguintes subitens: a) Reforma Administrativa dos governos federal e estaduais; b) SUS - Sistema Único de Saúde: Quais ações podemos desenvolver na luta em defesa do SUS?; c) SUAS – Sistema único da Assistência Social: Quais ações podemos desenvolver na luta contra o Governo que quer cortar o Bolsa Família e retirar o CAD ÚNICO que é uma ferramenta importantes para visualizar a população em situação de vulnerabilidade social?, e Quais ações podemos desenvolver na luta pela continuidade dos CRASs - Centros de Referência da Assistência Social nos municípios?

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]