Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PRESIDENTE DA CNTSS/CUT DISCUTE PESQUISA DA FIOCRUZ SOBRE “TRABALHADORES INVISÍVEIS” DA SAÚDE EM LIVE DO SINTFESP GO NA QUARTA (24/02)

Presidente da CNTSS/CUT discute pesquisa da FioCruz sobre “trabalhadores invisíveis” da saúde em live do Sintfesp GO na quarta (24/02)

22/02/2021

Live terá transmissão nos facebooks das entidades parceiras e também youtube do Sintfesp/GO; pesquisa quer lançar olhar sobre condições de trabalho e vida deste grupo de 1,5 milhão de trabalhadores

Escrito por: Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

 

 

O presidente da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social participa na quarta-feira, 24/02, às 15 horas, de live, transmissão ao vivo, para debater a pesquisa da FioCruz – Fundação Oswaldo Cruz sobre  “Os trabalhadores invisíveis da saúde: condições de trabalho e saúde mental no contexto da Covid-19 no Brasil”. O evento é uma iniciativa do Sintefsp Go/To - Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social nos Estados de Goiás e Tocantins em parceria com a CNTSS/CUT, FIO - Federação Interestadual dos Odontologistas, SINDSAÚDE-GO - Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás e SINT-IFES GO - Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás.

 

A proposta da FioCruz com esta pesquisa, que teve início em janeiro deste ano, foi apresentar a realidade destes profissionais da saúde que estão fora do foco de atenção, mas que desempenham papeis fundamentais na infraestrutra e suporte da saúde e precisam ser reconhecidos e ter os cuidados e a segurança garantidos neste momento de pandemia. A live, que terá transmissão simultânea pelo facebook e youtube do SINTFESP-GO/TO (https://www.facebook.com/sintfesp; https://www.youtube.com/sintfespgoto) e pelos facebooks da CNTSS/CUT (https://www.facebook.com/cntsscut), SINDSAÚDE-GO (https://www.facebook.com/SindsaudeGO) e SINT-IFESgo (https://www.facebook.com/SINT.IFESgo), contará com a colaboração de uma das coordenadoras da pesquisa da FioCruz, a pesquisadora e socióloga, Maria Helena Machado, que apresentará a iniciativa da Fundação e os passos que já foram dados.

 

Fazem parte da lista de profissionais de interesse da pesquisa, como exemplos, trabalhadores que atuam em limpeza, cozinha e segurança, são maqueiros, recepcionistas e motoristas e até técnicos e auxiliares de enfermagem e de saúde bucal. Trata-se de um amplo universo de trabalhadores, cerca de 1,5 milhão de pessoas, no contexto de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus.  O objetivo, de acordo com os idealizadores do estudo, é “lançar luz sobre um universo pouco iluminado da área da Saúde e, assim, buscar e apontar saídas voltadas ao cuidado, à proteção e ao acolhimento”. E, desta forma, conhecer suas condições de trabalho e de vida.

 

Também participam como debatedores na live o presidente da FIO, José Carrijo Brom; a secretária Geral do Sindsaúde GO, Flaviana Barbosa; e a liderança do SINT-IFESgo, Elvécio Ângelo do Nascimento.

 

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

* com informações do Sintfesp GO/TO

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]