Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CAMPANHA EU SOU O SUS INTEGRA BANDEIRAS DE LUTAS EM ATO REALIZADO PELO SINDSAÚDE SP

Campanha Eu sou o SUS integra bandeiras de lutas em ato realizado pelo Sindsaúde SP

16/06/2020

Campanha tem sido levada pelas entidades filiadas à CNTSS/CUT para suas bases para o diálogo com a sociedade visando ampliar a defesa e valorização dos servidores e do SUS – Sistema Único de Saúde

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

A Campanha Eu sou o SUS fez parte das muitas bandeiras de luta incorporadas pelos servidores públicos estaduais da área de saúde durante ato em defesa dos trabalhadores dos hospitais Guianases e São Matheus. O ato realizado no último 10 de junho pelo Sindsaúde SP – Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo reuniu servidores, dirigentes sindicais e representantes dos moradores em frente à Secretaria de Saúde do Estado para dizer “não” à proposta do governo de transferência dos profissionais por conta das iniciativas de municipalizar uma das unidades e de transferir a gestão da outra para Organização Social.

 

Vários trabalhadores da saúde acompanharam o ato carregando seus cartazes com o tema da Campanha idealizada pela CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e suas entidades filiadas em defesa dos profissionais e do SUS – Sistema Único de Saúde. “Eu sou o SUS” busca dialogar com o conjunto da sociedade e os governos sobre a importância destes profissionais que se arriscam dia a dia para salvar vidas na luta contra o Covid-19. É também a forma de reiterar a importância dos servidores e dos serviços públicos que estão presentes nas mais variadas e importantes áreas das estruturas governamentais.  

 

Nos casos específicos dos Hospitais Gerais de Guaianases (HGG) e São Mateus (HGSM), serão atingidos com as medidas do governo mais de 2 mil profissionais do SUS, além de toda a comunidade destas duas localidades que se encontram na Zona Leste de capital paulista, bairros que possuem um grande contingente populacional, formado principalmente por famílias de baixa renda e que necessitam destes serviços de saúde, principalmente neste momento de combate à pandemia. A organização dos trabalhadores foi intensificada pelo Sindsaúde SP nestas unidades para garantir a defesa dos diretos destes servidores e da população local.

 

Campanha Eu sou o SUS

 

Lançada em 12 de maio, a Campanha “Eu sou o SUS” quer demonstrar o cotidiano nada fácil dos trabalhadores do SUS a partir das suas atividades profissionais nas mais variadas funções que compõem o sistema público de saúde e os riscos que são expostos pelo atendimento prestado ao paciente com Covid-19. Situações semelhantes vivem os demais trabalhadores essenciais que permaneceram na ativa para que fosse possível ampliar o isolamento físico neste período da pandemia.

 

A pandemia trouxe o alerta sobre as dificuldades encontradas nos sistemas de saúde que têm levado ao contágio e morte de muitos destes profissionais por conta de um processo contínuo de sucateamento da área em virtude do desfinanciamento que vem se dando desde o golpe de 2016, que levou ao poder Temer e Bolsonaro.  A campanha quer apresentar estes profissionais e envolver a sociedade na sua defesa e valorização.

 

Por todo o país, estes trabalhadores estão desempenhando suas funções e salvando vidas em condições extremamente precárias, o que tem levado a que um número grande destes trabalhadores seja infectado e muitos deles vindo a óbito. Os servidores e os serviços públicos tão violentamente desprezados pelas políticas neoliberais de governos que chegaram ao poder a partir do golpe de 2016 hoje são vistos pela sociedade como fundamentais para dar suporte neste momento da pandemia.

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]