Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > COVID-19: ENTIDADES DA CNTSS/CUT INTENSIFICAM PARTICIPAÇÃO NA CAMPANHA "TRABALHADORAS E TRABALHADORES PROTEGIDOS SALVAM VIDAS"

Covid-19: entidades da CNTSS/CUT intensificam participação na campanha "Trabalhadoras e Trabalhadores Protegidos Salvam Vidas"

22/04/2020

Confederação é uma das parceiras da ISP – Internacional do Serviço Público na realização da campanha; dados orientarão medidas protetivas de segurança dos trabalhadores da saúde

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

A intensificação do processo de coleta de dados junto aos profissionais da saúde a partir de questionário presente na Campanha "Trabalhadoras e Trabalhadores Protegidos Salvam Vidas" esteve entre as ações definidas por dirigentes e lideranças da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social durante reunião realizada na forma de videoconferência na sexta-feira, 17 de abril, para tratar da defesa destes trabalhadores e seus familiares. A reunião teve como pauta principal avaliar as ações realizadas pela Confederação e suas entidades desde o início da pandemia do coronavírus (Covid-19) com relação ao acompanhamento nos locais de trabalho do cumprimento das normas de segurança e saúde do trabalhador.

 

A campanha, que foi lançada em 31 de março em todo o Brasil, é uma das ferramentas estratégicas incorporadas pela Confederação para obtenção de dados a respeito da realidade do trabalhador da área da saúde com a finalidade de expor suas necessidades e cobrar dos governos e do setor empresarial condições adequadas e seguras para realização das suas atividades. A campanha é uma parceria entre a Confederação e a ISP - Internacional dos Serviços Públicos, entidade sindical internacional que representa 30 milhões de trabalhadoras e trabalhadores públicos em 154 países.

 

Idealizada pela ISP para acontecer em âmbito mundial, a campanha ganhou uma versão nacional tendo como referência as características estruturais do país frente à pandemia do coronavírus e conta com a parceria de inúmeras entidades de trabalhadores que atuam nos serviços essenciais, como saúde, assistência social, educação, segurança pública, sistema prisional, judiciário, asseio e conservação, limpeza pública, coleta de resíduos sólidos, funerárias e cemitérios, água e saneamento, energia e também o setor de tributação. Atualmente o projeto expandiu sua aplicação e atinge também entidades não filiadas à ISP.

 

O processo de participação é bem simples. A proposta brasileira incluiu no escopo da campanha a coleta de informações por meio de um questionário online onde os trabalhadores da saúde e das demais áreas essenciais podem responder aos questionamentos feitos sobre suas reais condições de trabalho. Basta acessar o site da campanha para tirar dúvidas e preencher o questionário ( trabalhadoresprotegidos.com.br ). Os dados obtidos, que são sigilosos e não há necessidade de identificação do profissional no momento de responder as perguntas, serão transformados em relatórios para facilitar o diagnóstico e as análises das entidades participantes com vistas a adoção de medidas.

 

A metodologia da campanha também pressupõe o diálogo permanente entre as entidades, que se reúnem uma vez por semana para debater sobre os dados atualizados e as medidas a serem definidas em defesa dos trabalhadores. Entre as observações realizadas pelas entidades está a de aproveitar o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, comemorado em 28 de abril, para ampliar esta discussão e a mobilização dos trabalhadores através da intensificação de ações pelas redes sociais.

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]