Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > DIRIGENTES DO SETOR FEDERAL DA CNTSS/CUT DISCUTEM ORGANIZAÇÃO DAS LUTAS EM PLENÁRIA AMPLIADA REALIZADA EM BRASÍLIA

Dirigentes do setor federal da CNTSS/CUT discutem organização das lutas em Plenária Ampliada realizada em Brasília

25/07/2018

Encontro contou com ampla agenda de debates sobre organização e os desafios do setor federal; entre as pautas imediatas de luta está a mobilização para o “Dia do Basta”, em 10 de agosto

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social reuniu nos dias 17 e 18 de julho, em Brasília, seus dirigentes nacionais representantes do setor público federal e lideranças destes sindicatos nos estados para uma reunião ampliada. Compareceram ao chamado da Confederação lideranças de Goiás/Tocantins, Alagoas, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e o Distrito Federal. Não participaram dirigentes sindicais de Sergipe e Maranhão (veja relatório da atividade em anexo).

 

A Direção Nacional da Confederação foi representada por seu presidente, Sandro Alex de Oliveira Cezar; secretária de Comunicação, Terezinha de Jesus Aguiar (Teca); secretário de Organização, Raimundo Cintra; secretário de Relações Internacionais, José Bonifácio do Monte (Boni); e pelos dirigentes Executivos, Maria Júlia Nogueira, Lúcia Maria dos Santos, Francisca Alves de Souza e Adão Pereira Alves. A última Plenária deste setor da Confederação foi realizada nos dias 17 e 18 de março, em Recife (PE).

 

A agenda de discussões do encontro de agora pautou-se sobre a conjuntura nacional e desdobramentos desta realidade nos desafios colocados aos sindicatos representativos do setor federal. Um olhar sobre a organização destas entidades dentro da estrutura da Confederação e com respeito às lutas dos trabalhadores deste segmento fez parte das prioridades do Encontro. Dialogar a respeito da construção coletiva das mobilizações em conjunto com outras entidades nacionais representativas dos servidores públicos federais também fez parte da proposta inicial dos organizadores.

 

O processo de análise de conjuntura foi feito com a colaboração do presidente da Confederação, Sandro Cezar, e da secretária Nacional de Combate ao Racismo da CUT – Central Única dos Trabalhadores, Maria Júlia Nogueira. O eixo central das apresentações focou as estratégias de mobilização em defesa da democracia e dos direitos da classe trabalhadora. Foi observado que o golpe de 2016 com seus duros desdobramentos e que a prisão sem crimes nem provas do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva colocam desafios enormes para a classe trabalhadores e os movimentos sociais.

 

Ampliar a organização e as mobilizações

 

A questão que se põe com grande ênfase consiste em ampliar a organização e as mobilizações. Neste sentido, foi destacada a agenda de lutas proposta pela CUT, demais Centrais Sindicais e os movimentos sociais para o mês de agosto, com destaque para as mobilizações do dia 10, considerado o “Dia do Basta”. Sandro Cezar destacou que a Confederação sempre respondeu ao chamado da CUT e que desta vez não será diferente. “Devemos preparar o dia 10 de agosto com ações contundentes, mobilizações, manifestações, paralisações nos locais de trabalho, assembleias, criação dos Comitês Populares, panfletagem, entre outros modos de mobilização. Este deve ser o nosso papel,” concluiu o presidente da CNTSS/CUT.

 

O processo inicial do encontro também contou com uma apresentação, por parte de Irineu Messias, sobre a situação atual da GEAP. Messias fez um painel demonstrando os retrocessos impostos a partir do golpe de 2016 e a luta realizada neste período pelos representantes dos trabalhadores para evitar a medidas abusivas de Temer, que inclui ações judiciais bloqueando os avanços antes conquistados e até um processo que foi movido contra ele pelo governo federal na 4ª Vara da Justiça Federal, em Brasília, ora arquivado, podendo ser desarquivado a qualquer momento.

 

Esta ação golpista tem permitido aumentos sucessivos no Plano de Saúde neste período de 2016 a 2018 que chegam a 102%. O resultado desta ação perversa é a exclusão do servidor do Plano. A GEAP até 2016 representava 610 mil vidas e hoje, 2018, tem 450 mil. Os trabalhadores que conseguem se manter pagam um alto valor e muitos estão sendo acuados por enormes dívidas. Messias destaca que é muito difícil o trabalho dos conselheiros do CONAD e CONFINS – Conselho Fiscal a partir do golpe de 2016. Foi sugerido pelas lideranças presentes ao encontro a realização de um Seminário Nacional das Auto-Gestões e Entidades Nacionais, em Brasília, para o mês de agosto.

 

“A reunião ampliada é resultado da necessidade identificada pelos dirigentes nos estados, que mais uma vez reafirmam as defesas dos servidores e dos serviços públicos, das políticas públicas de Seguridade Social e do Estado brasileiro. Discussões importantes foram realizadas em torno da unidade de ações, inicialmente no campo da CUT, ampliando para os movimentos sociais e populares, junto às demais Centrais Sindicais, diante do desmonte sistemático que a classe trabalhadora vem sofrendo em virtude das medidas tomadas pelo governo do ilegítimo Michel Temer” destaca do relatório da reunião.

 

Finanças está entre os destaques

 

Temas importantes para a organização do setor federal da CNTSS/CUT e das suas lutas nos estados foram discutidos durante os dois dias de trabalho em que o encontro aconteceu. A questão financeira mereceu destaque e foi consenso que precisa ser enfrentada com vistas a fortalecer a agenda de lutas da Confederação. A otimização de informações para o setor de comunicação da CNTSS/CUT, plantões em Brasília, manutenção do Escritório Nacional da Confederação em Brasília, parceria com SINDPREV DF na área de cobertura jornalística também foram itens discutidos referentes a estruturação dos trabalhos.

 

Também fez parte da pauta as relações estabelecidas com a FENASPS - Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social, FONASEF – Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais e FONACATE - Fórum Nacional das Carreiras Típicas. E, claro, o fortalecimento da unidade das entidades do campo cutista, como CONDSEF - Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal, além de setores da FASUBRA - Federação de Sindicatos dos Trabalhadores em Universidades Brasileiras e PROIFES - Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituição Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico e, por fim, com a classe trabalhadora.

 

Outros pontos específicos da pauta cotidiana foram avaliados pelos participantes, entre eles: perícias dos servidores do INSS, o SIASS - Subsistema de Atenção à Saúde do Servidor, Carreira do Seguro Social, reestruturação das Tabelas da Carreira da Seguridade Carreira da Seguridade Social – PST, Viva Previdência e o retorno da presidência do INSS sobre a pauta encaminhada pela Confederação. Outro ponto apresentado pelos organizadores do Encontro foi o relatório das deliberações da Plenária Nacional dos Servidores Federais da Confederação, que aconteceu em Recife (PE) de 17 e 18 de março deste ano. Foi destacado que 85% das deliberações foram encaminhadas.

 

 

Clique aqui e veja o relatório na íntegra:

 

Clique aqui e veja o resumo das deliberações aprovadas na reunião:

 

Clique aqui e veja a respota do INSS às demandas apresentadas pela CNTSS/CUT: 

 

 

 

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]