Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > MAIS DE 160 MIL PESSOAS ASSINARAM PETIÇÃO PARA LULA RECEBER NOBEL DA PAZ

Mais de 160 mil pessoas assinaram petição para Lula receber Nobel da Paz

10/04/2018

Abaixo assinado eletrônico que está circulando em grupos e redes sociais conseguiu, em menos de cinco horas, mais de 100 mil apoios. Meta é alcançar 200 mil assinaturas

Escrito por: CUT Nacional

 

 

 

Mais de 164 mil pessoas já assinaram abaixo-assinado para que o ex-presidente Lula receba o Nobel da Paz deste ano. A iniciativa é do arquiteto argentino Adolfo Pérez Esquivel, ativista dos direitos humanos, que recebeu o título no ano de 1980. A meta é chegar a 200 mil assinaturas para encaminhar ao comitê do Nobel, que fica na Noruega. Assine você também.

 

A rapidez com que o abaixo assinado eletrônico tomou corpo – em apenas cinco horas no ar o pedido já havia chegado a 100 mil apoios – pode ser considerada uma resposta da sociedade à prisão política decretada pelo Judiciário brasileiro. 

 

Condenado injustamente e sem provas da propriedade de um imóvel [triplex Guarujá] que não lhe pertence, o ex-presidente está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba/PR desde sábado passado (7).

 

Por meio do site change.org Esquivel, que hoje está com 86 anos e tem interesse em visitar Lula nos próximos dias, justificou a iniciativa, pois segundo o ativista, através do compromisso social, sindical e político de Lula, “desenvolveu políticas públicas para superar a fome e a pobreza em seu país, um dos mais desiguais no mundo”. 

 

Ainda segundo escreveu o ativista na carta enviada ao comitê norueguês, “a paz não é somente a ausência da guerra, nem evitar a morte de uma ou muitas pessoas, a paz também é proporcionar esperança de futuro aos povos, em especial aos setores mais vulneráveis, vítimas da “cultura do descarte” que nos fala o Papa Francisco”. 

 

Para desespero de representantes de uma elite política que pretendia desmoralizar as políticas públicas e sociais implementadas no Brasil nos dois mandatos de Lula, e que tiveram seguimento nos governos de Dilma Rousseff, a prisão do ex-presidente fez disparar o apoio da população. 

 

Segundo constatou uma pesquisa tracking (consulta por telefone para monitoramento) feita nos últimos dias por um grande instituto nacional, a condenação do ex-presidente fez bem à sua imagem. Conforme publicado na coluna política do jornal O Tempo, de Belo Horizonte, a jornalista Raquel Faria comentou que o apoio a Lula 'explodiu' na população.

 

O Nobel

 

Criado no ano de 1901 O Prêmio Nobel é uma das mais prestigiadas premiações do mundo. Todos os anos, pessoas que fizeram pesquisas de grande valor para o bem do ser humano em diversas áreas, como Química, Física, Medicina, Literatura, Economia e Paz, são escolhidas e premiadas.

Já foram agraciados com o título a indiana Madre Teresa de Calcutá, o africano Desmond Tutu, Óscar Árias, o russo Mikhail Gorbachev, o norte-americano Barack Obama. Até hoje nenhum brasileiro foi contemplado.

 

 

 

 Luciana Waclawovsky, especial para a CUT

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

Copyright @ CUT Central Única dos Trabalhadores | 3.820 - Entidades Filiadas | 7.890.353 - Sócio | 24.062.754 - Representados
CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP | Telefone (0xx11) 2108 9200 - Fax (0xx11) 2108 9310
CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF | Telefone: (0xx61) 3322 5062 e (0xx61) 3322-5060