Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT ASSUME SECRETARIA EXECUTIVA DO FÓRUM NACIONAL DOS TRABALHADORES DO SUAS

CNTSS/CUT assume Secretaria Executiva do Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS

04/03/2016

Transição se efetiva em reunião marcada para 14 de março na sede da CFEES - Conselho Federal de Serviço Social, em Brasília

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

Oficina “Estrutura do Plano de Carreiras nas políticas públicas e o PCCS do SUAS”A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, por meio de sua diretora Executiva, Margareth Alves Dallaruvera, assume a Secretaria Executiva do FNTSUAS – Fórum Nacional dos Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social. A solenidade de transição acontece na sede do CFESS – Conselho Federal de Serviço Social, situado SCS Quadra 2- Bloco C – Edifício Serra Dourada – sala 312 – Brasília – DF, na terça-feira, 14 de março, a partir das 10 horas. A CNTSS/CUT assumirá o cargo que estava sendo ocupado por representantes do CFEES.

 

O estatuto da entidade prevê a permanência na coordenação da Secretaria por um período de doze meses. O FNTSUAS foi instituído durante a VII Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em 02/12/2009, em Brasília. A sua criação aconteceu em decorrência da exposição feita pela diretora Margareth Dallaruvera com a finalidade de apontar propostas para o início do processo de organização dos trabalhadores do SUAS, que se deu na sessão Plenária Nacional ocorrida durante a Conferência. A entidade reúne trabalhadores com formação de ensino fundamental, médio e superior que atuam na rede socioassistencial pública e privada.

 

Oficina “Estrutura do Plano de Carreiras nas políticas públicas e o PCCS do SUAS”Dallaruvera recorda que desde então a CNTSS/CUT vem participando e contribuindo com as iniciativas de fortalecimento do FNTSUAS e na efetivação de políticas de valorização do trabalhador da Assistência Social. “A Confederação foi uma das entidades dos trabalhadores da base cutista fundadora do Fórum. Assumir a Secretaria Executiva agora é importante pelas lutas que vêm sendo travadas contra a precarização do trabalho no SUAS. Vamos ter uma gestão colegiada com todas as entidades da CUT, o que potencializará nossas ações para a conquista de direitos dos trabalhadores”, afirma a dirigente.

 

A secretária destaca que o Fórum conduz o processo de organização dos trabalhadores. Cita como exemplo a discussão levada pelo Fórum para a 2ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Gestão do Trabalho do SUAS, agendada para os dias 03 e 04 de março. A Mesa terá como um dos principais pontos de pauta o debate sobre Plano de Cargo, Carreira, Salário e Vencimento. Este tema foi discutido no Fórum durante oficina realizada em 19 de fevereiro, na sede do Sindprev DF, em Brasília. A Oficina “Estrutura do Plano de Carreiras nas políticas públicas e o PCCS do SUAS” foi ministrada pela prof.ª Márcia Fischer, comunicóloga, pedagoga e pós-graduada em Administração, com experiência na prestação de serviços de assessoria técnica para a Fundação Getúlio Vargas/SP.

 

Clique sobre a imagem e assista a íntegra do depoimento

 

Benedito Augusto de Oliveira, o Benão, diretor Executivo da CNTSS/CUT, que também estará contribuindo com a Secretaria Executiva do FNTSUAS, acrescenta que o Fórum vem numa trajetória de organização rica em realizações para os trabalhadores. Segundo ele, o Fórum é o maior representante de toda a política para o trabalhador da Assistência Social no país. É no Fórum que são elaboradas as políticas e diretrizes que a Mesa de Gestão do Trabalho do SUAS vai debater.

 

“Nós temos uma série de desafios. Mas acho que neste momento devemos discutir a definitiva aplicação das políticas do SUAS. O SUAS é uma política nova, desde 2003, e está sendo implantada nos Estados e Municípios. Para nós é importante que se valorize este profissional que atua na área do SUAS e os que estão no terceiro setor, enfim para todo este pessoal que trabalha dentro do Sistema. Isto é fundamental para que este trabalhador tenha sua identidade mais clara, como tem, por exemplo, os trabalhadores da saúde dentro do SUS – Sistema Único de Saúde”, destaca Oliveira.

 

Oficina “Estrutura do Plano de Carreiras nas políticas públicas e o PCCS do SUAS”A agenda de trabalho do FNTSUAS já possui datas importantes. Além desta reunião do dia 14, que tratará da transição na Secretaria Executiva, está a convocação de uma Reunião Ordinária da Coordenação Executiva do Fórum para 19 de março, na sede da CNTSS/CUT, em Brasília, SBN – Quadra 02 – lote 12 – Bloco F – Edifício Via Capital – Asa Norte. Este encontro ocorrerá com a nova composição da Secretaria Executiva. 

 

Também está sendo convocada a IV Plenária Nacional do Fórum para 16 de abril, em Florianópolis, Santa Catarina. Os representantes das entidades deverão discutir sobre a revisão do regimento interno do Fórum, eleição da coordenação nacional para o mandato de 2016 a 2018 e informes gerais.

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]