Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CARAVANA DO SUS CHEGA A SÃO PAULO

CARAVANA DO SUS chega a São Paulo

09/10/2009

Escrito por: Fonte – imprensa CNTSS/CUT

CARAVANA DO SUS chega a São Paulo

Ontem, 08 de outubro, no auditório o Auditório Franco Montoro, com a presença de profissionais da área da saúde, sindicalistas, representantes dos movimentos sociais, da sociedade civil e vários deputados, foi realizado o Encontro do Movimento Popular de Saúde. Esse encontro, agendado pelo deputado Roberto Felício, faz parte da Caravana em Defesa do Sistema Único de Saúde, organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão do Ministério da Saúde, e tem como proposta percorrer todo o país buscando ouvir a população para buscar formas de fortalecer o SUS, aparelhando-o para prestar atendimento adequado à sociedade.

A Caravana faz parte da Agenda Política do Conselho Nacional de Saúde aprovada pelo pleno em sua reunião ordinária de janeiro de 2009, que inclui temas como a Gestão do Trabalho, Modelo de Atenção, Financiamento, Controle Social, Intersetorialidade, Complexo Produtivo da Saúde e Humanização no SUS, definidos como estratégia para o cumprimento de suas ações. A proposta foi apresentada em ato público no Fórum Social Mundial da Saúde, em janeiro último , e depois lançada oficialmente na Câmara dos Deputados, no dia 12 de março, com a participação de diversos parlamentares, gestores, trabalhadores e representantes de movimentos populares.

Com o tema “Todos em Defesa do SUS”, a ideia é discutir os problemas e os avanços do SUS em cada Unidade da Federação. Depois, todas as propostas serão apresentadas durante um Encontro Nacional em Brasília, no
mês de dezembro, São Paulo foi o 14º Estado percorrido pela caravana.

Entre os palestrantes do evento, Antonio Alves de Souza, secretário de gestão estratégica e participativa do Ministério da Saúde, explicou que um dos pontos importantes do evento é o lançamento da Campanha do SUS como Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da Humanidade, além da Campanha em favor da Regulamentação da Emenda Constitucional nº29, que está recebendo contribuições e apoio por meio de assinaturas eletrônicas na internet.

O presidente do CNS, Francisco Batista Junior, esclareceu que a Caravana é um fato novo no sistema de saúde. "Aprovamos um documento que possa ser apresentado ao presidente Lula e à Câmara Federal, sugerindo medidas que entendemos que devem ser colocadas em prática imediatamente para resgatar a qualidade de funcionamento do SUS. O sistema, sendo universal e integral, é muito ambicioso. Entretanto, é sub-financiado, comparado com países como Argentina e Chile, o recurso que é destinado ao programa de saúde no Brasil é muito menor", enfatizou ele.

Maria Aparecida Faria presidente da CNTSS/CUT enfatizou a importância de todos aderirem a Campanha do SUS como Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da Humanidade e criticou a ausência de participação do Conselho Estadual de Saúde do Estado de São Paulo, na sua omissão em recepcionar a Caravana do SUS .

Fonte - imprensa CNTSS/CUT
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]