Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > METROVIÁRIOS DE SP APROVAM GREVE CONTRA PRIVATIZAÇÃO E AUMENTO DE TARIFA

Metroviários de SP aprovam greve contra privatização e aumento de tarifa

18/01/2018

Greve contra o leilão de privatização de duas linhas em construção começa a partir da meia noite desta quinta-feira (18)

Escrito por: Marize Muniz

Metroviários de São Paulo aprovam greve de 24 horas a partir da meia noite desta quinta-feira (18). A paralisação é contra o leilão de privatização das Linhas 5 Lilás e 17 Ouro - o monotrilho, e também contra a terceirização das bilheterias do Metrô, demissões e aumento das tarifas.

“A privatização leva à terceirização, que é sinônimo de precarização das condições de trabalho e renda, além da queda na qualidade dos serviços prestados à população e aumento das passagens, o que prejudica trabalhadores do Metrô e usuários”, diz Marcos Freire, diretor Financeiro do Sindicato dos Metroviários de São Paulo.

Segundo ele, o Sindicato avaliou o resultado da terceirização em bilheterias, como a da linha 2 Verde – Vila Madalena/Vila Prudente, e confirmou o prejuízo aos trabalhadores e aos usuários. “Um bilheteiro terceirizado, por exemplo, chega a ganhar por mês menos de um salário mínimo para uma jornada de seis horas”, denuncia o dirigente.

O governo de São Paulo marcou o pregão para o dia 19, às 9h, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo, na Rua 15 de Novembro. No mesmo dia, a partir das 9h, os metroviários estarão em frente a Bovespa protestando contra a privatização.

Além dos metroviários, o ato contará com a participação de trabalhadores de várias áreas, estudantes e movimentos sociais.

Para o secretário de Mobilizacao da CUT São Paulo, João Batista Gomes, a greve dá sinais de que os protestos devem se acentuar em 2018. “Alckmin busca entregar o patrimônio público, com cartas marcadas, para a CCR, e desconsidera tudo o que representa a privatização das linhas do metrô, o desmonte do transporte público e o aumento das tarifas que já está sendo sentido pela população”.

Presidente da CTB-SP, Rene Vicente, destaca a ousadia da categoria neste momento de retirada de direitos. “A diretoria mostra coragem em enfrentar Alckmin. O governador tem aplicado sua política de privatizações não apenas no metrô, mas em todas as estatais, como Sabesp e Fundação Florestal. A greve demonstra o descontentamento e a unidade dos trabalhadores”.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]