Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERVIDORES MUNICIPAIS CONQUISTAM LIBERDADE DE ESCOLHA PARA O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Servidores Municipais conquistam liberdade de escolha para o empréstimo consignado

01/03/2010

Escrito por: Fonte - CUT -SP


FETAM-CUT

A assessoria jurídica da FETAM (Federação dos Trabalhadores da Administração do Serviço Público Municipal no Estado de São Paulo) em conjunto com o SINDSEP/SP (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo) impetrou um mandado de segurança e conseguiu uma liminar que garante ao trabalhador o direito de obter o empréstimo consignado em qualquer agência bancária.

Em novembro de 2009, a prefeitura de São Paulo rescindiu os contratos de administração das folhas de pagamento dos servidores públicos do município. Os responsáveis pelo serviço eram os bancos Itaú Unibanco e Bradesco, e agora passa a ser atribuição do Banco do Brasil.

Para isso, o município desembolsou 96 milhões de reais referentes à rescisão contratual. Em contrapartida, o Banco do Brasil pagou um valor em torno de 726 milhões de reais para prestar os serviços durante cinco anos.

Com esta ação, a prefeitura ficou com um saldo positivo de 630 milhões de reais. Segundo o prefeito Gilberto Kassab, os recursos serão utilizados para obras de expansão do metrô. O problema é que o Banco do Brasil ficou com a exclusividade do crédito consignado.

A Central Única dos Trabalhadores do Estado de São Paulo sempre lutou e cobrou do poder público a diminuição do spread bancário e a criação do crédito consignado para que o trabalhador não fique refém das instituições financeiras que, no caso brasileiro, cobram abusivas taxas de juros. Assim, forçar os bancos a baixarem os juros é dar acesso àqueles que precisam de crédito mais fácil e mais barato, fazendo com que grande parte da economia venha a crescer. “A competitividade entre os bancos para saber quem ofereceria o menor juro fez com que o crédito consignado se tornasse um sucesso. Portanto, o princípio das condições mais favoráveis é fundamental para as pessoas que precisam deste serviço”, afirma Adi dos Santos Lima, presidente da CUT/SP.

Para a direção do Sindsep/SP, negativa ao decreto 51.198/10 da Prefeitura Municipal de São Paulo, é uma vitória dos servidores que não precisarão sofrer as conseqüências do monopólio e dos interesses da administração pública que não prioriza o trabalhador e visa somente bons contratos para encher seus cofres.
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]