Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE GO SEDIA CONFERÊNCIA TEMÁTICA DA SAÚDE PÚBLICA

Sindsaúde GO sedia Conferência Temática da Saúde Pública

03/03/2023

O encontro trouxe o tema “SUS Universal x Terceirização dos Serviços de Saúde”

Escrito por: Sindsaúde GO

 

O Sindsaúde sediou, nessa quarta-feira (1), uma Conferência Temática com o objetivo de debater e definir deliberações prévias voltadas para a 11ª Conferência Municipal da Saúde de Goiânia, que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de março, e também para as conferências de âmbito estadual e nacional.

 

O encontro trouxe o tema “SUS Universal x Terceirização dos Serviços de Saúde” e, na ocasião, grupos foram divididos com base em eixos temáticos no quais relataram reivindicações e discutiram propostas de melhorias para políticas públicas na área da saúde.

 

De acordo com a vice-presidente do Sindsaúde, Néia Vieira, é um momento extremamente importante para debater sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) juntamente com usuários, gestores e trabalhadores. “O Sindsaúde defende que o SUS seja acessível e gratuito, atendendo com qualidade os usuários de um sistema que deve ser patrimônio dos usuários. Por isso, continuamos defendendo para que não haja a terceirização dos serviços por meio da gestão de Organizações Sociais, o que representa um dano ao nosso sistema”, explica.

 

Para a representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ângela Ferreira, é fundamental construir esse espaço com a participação das entidades da sociedade civil organizada como forma de transformação social. “Nessa conferência, contamos pela primeira vez com a participação das Ocupações Urbanas. É muito importante trazer propostas e formulá-las coletivamente, a estratégia da saúde não tem cobertura e o atendimento está fragilizado”, destaca Ângela.

 

Na oportunidade, a diretora de Apoio Assistencial do Sugras da Secretaria Municipal de Saúde, Acácia Spirandelli, reforçou a necessidade de acreditar e confiar no processo colaborativo. “Temos sempre que dar o nosso melhor e, para isso, a Secretaria e o Conselho Municipal de Saúde tem que se atentar às necessidades e demandas da saúde para que as melhores decisões sejam tomadas”, pontua.

 

Movimentos Sociais e Entidades Sindicais –A Conferência Temática contou com a participação de usuários representados pelas entidades: Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF), Mães pela Paz, Pastoral do Migrante, Conselho dos Direitos Humanos, União Nacional dos Estudantes (UNE), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos em Goiás (MTD), Movimento Camponês Popular (MCP), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Unidade Classista, Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica de Goiás (Sintef), além de estudantes de Jornalismo, História e Veterinária.

 

Representando os trabalhadores da saúde, estiveram presentes o Sindicato dos Enfermeiros de Goiás (SIEG), o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado de Goiás (Sintfesp), o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado de Goiás (Sintsep).

 

AGENDA:

 

  • 11ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE GOIÂNIA ocorre nos dias 15, 16 e 17 de março de 2023.

 

  • 10ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE será realizada de 17 a 20 de maio de 2023

 

  • 17ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE acontecerá de 2 a 5 de julho de 2023 em Brasília, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

 

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/3YVPQ52

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]