Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > DIRETOR DO SEESP PARTICIPA DA 1ª CONFERÊNCIA LIVRE DE SAÚDE DO FCAFS-SP

Diretor do SEESP participa da 1ª Conferência Livre de Saúde do FCAFS-SP

02/02/2023

Conferência teve como tema central: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia — Amanhã Vai Ser Outro Dia”

Escrito por: SEESP

 

A  1° Conferência Livre de Saúde do Fórum dos Conselhos Atividades Fim da Saúde do Estado de São Paulo realizada em 31/01 teve a participação de 14 Conselhos de Saúde, somando 72 profissionais, com o objetivo de formular diretrizes que subsidiarão a construção dos Planos de Saúde Municipal, Estadual e Nacional para o próximo quadriênio 2024/2027. A Conferência teve como tema central: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia — Amanhã Vai Ser Outro Dia” 

 

O discurso de abertura de Paulo Ricardo Chaves de Carvalho, Secretário Executivo do Conselho de Saúde do Estado de São Paulo, demonstra  de forma explícita o desejo de melhoria em todos os níveis, não só material, mas, por exemplo, também a ampliação da democracia em defesa dos direitos, qualidade de vida e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

Valdemir Vieira, mestre em Enfermagem, diretor do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo — SEESP e representante do Conselho Estadual de São Paulo, falou sobre estratégia e aumento da resiliência dos sistemas de saúde, recuperação pós-pandemia da Covid 19 e enfatizou a importância da saúde psicológica de profissionais e pacientes para proteger e manter a saúde pública nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). 

 

“O CAPS é a alma das equipes profissionais. O atendimento nas redes de atenção primária, seja ela em Programas de Saúde Família (PSF) ou as Unidade Básicas de Saúde (UBS), devem ser humanizados. Para uma saúde equânime, integral e resolutiva para a nossa população tornar viável a união das categorias é essencial para fazer diferença no SUS”.

 

O Presidente do Conselho Regional de Educação Física da 4.ª Região — CREF4/SP — Nelson Leme da Silva Junior e o coordenador Waldecir Paula Lima, ressaltaram os aspectos do desenvolvimento na área da saúde em decorrência do apoio dos profissionais de diversas instâncias, que contribuem na formulação de diretrizes para construção de políticas públicas de saúde resultando na prevenção de patologias. 

 

O Dr. Adalberto Kiochi Aguemi, diretor de Secretaria e Promoção da Saúde, da coordenadoria de atenção  básica da secretaria municipal da saúde, representando  o prefeito Ricardo Nunes, destaca a importância da tomada de decisão democrática e  inclusiva.  “Não estamos falando de salutogênese e nossa população está envelhecendo. Precisamos investir fortemente na promoção da saúde por meio de articulações interprofissionais, que quebrem o status das Doenças Crônicas Não Transmissíveis. A presença dos movimentos sociais e profissionais no resgate da política pública de saúde é fundamental para o futuro da nação, pois valorizar a ciência é essencial” finaliza. 

 

O Dr. Marcos Antônio de Moraes, diretor técnico do Departamento de Doenças Crônicas do Ministério da Saúde do Estado de São Paulo, fala sobre a importância do evento preparatório para a Conferência Nacional de Saúde e sua forma sistemática de discutir o crescimento e a integração de diversos profissionais e saberes da área da saúde. 

 

“A construção de diretrizes que conduzam à melhoria do sistema SUS, somente é possível com a contribuição de cada departamento da área da saúde de maneira multidisciplinar, intersetorial e disciplinar. Desta forma, o crescimento da saúde de maneira multiprofissional será eficaz, promovendo o respeito mútuo a todas as profissões”.  Declarou. 

 

Por fim, outro ponto em destaque da Conferência se teve pela Inclusão de profissionais intérpretes de libras que se revezam para garantir a qualidade da tradução a Pessoas com Deficiências (PCD), além da descrição de imagens para que pessoas com deficiência visuais pudessem acompanhar a transmissão online, de modo a combater o capacitismo. 

 

O SEESP luta em defesa do SUS para que atenda às necessidades de todos os cidadãos em todos os níveis de assistência.  A saúde não pode ser tratada sem a dimensão de coletividade, e é de extrema importância que os enfermeiros participem das pré-conferências de saúde em seus municípios para que posteriormente possam ser eleitos para as conferências estadual e nacional.

 

 

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/41CaBFh

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]