Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > ANUNCIAR O FIM DA PANDEMIA VAI NA CONTRAMÃO DA PROTEÇÃO À SAÚDE E À VIDA, DIZEM ENTIDADES

Anunciar o fim da pandemia vai na contramão da proteção à saúde e à vida, dizem entidades

10/06/2022

Em carta aberta assinada por várias entidades, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) diz que o pronunciamento do ministro “não está respaldado pelo cenário epidemiológico nem pela OMS

Escrito por: Sindsaúde SP

 

O anúncio do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga sobre o fim do estado de emergência em saúde pública decretado no início da pandemia de Covid-19, tem provocado reações de entidades de saúde e autoridades médicas.

 

Na opinião dessas autoridades e entidades, a medida coloca em risco a vida de milhões de trabalhadoras e trabalhadores e da população, pois fragiliza o enfrentamento da maior crise sanitária em cem anos, que segue em alta em países como China e Estados Unidos.

 

Essas autoridades têm afirmado que a classificação de estado de emergência não é de competência do governo federal e sim da Organização Mundial da Saúde (OMS), que diz que ainda não é hora de tomar medidas nesse sentido.

 

Além disso, o fim do estado de emergência em saúde pública compromete o repasse de verba para estados e municípios agirem com políticas de enfrentamento ao coronavírus pois envolve a contratação e compra de insumos, como vacinas e medicamentos.    

 

Em carta aberta assinada por várias entidades, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) diz que o pronunciamento do ministro “não está respaldado pelo cenário epidemiológico nem pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e representa mais uma ação do governo federal contra o povo brasileiro”.

 

Em outro trecho, a carta diz: “Apesar de acompanharmos com esperança, a redução da taxa de disseminação do vírus, e também a diminuição de novas infecções, hospitalizações e mortes, a epidemia não acabou no nosso país” (para ler o documento na íntegra, clique aqui).

 

SindSaúde-SP

 

O SindSaúde-SP, que sempre defendeu a Ciência e o Sistema Único de Saúde (SUS), sugere que sejam mantidos os protocolos sanitários, principalmente o uso da máscara em locais fechados.

 

Além disso, o Sindicato defende que aqueles que não completaram o ciclo de imunização que o façam, pois essa medida e o uso de máscaras, é a maneira mais segura de nos protegermos.

 

Ainda temos uma média de cem óbitos por dia da doença, conforme dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Portanto, é necessário que continuemos a nos proteger.

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/3NF8Bol

20/04/2022

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]