Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > 11º CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ACONTECE EM TEMPOS DE PANDEMIA E PANDEMÔNIO

11º Congresso Nacional de Psicologia acontece em tempos de pandemia e pandemônio

08/06/2022

Entidades enfatizaram o histórico momento que o pais vive, tanto pelas proporções da pandemia, quanto pelo descalabro do governo fascista e autoritário de Jair Bolsonaro

Escrito por: Sinpsi SP

 

Até domingo, 5 de junho, acontece em Brasília o 11º Congresso Nacional de Psicologia, evento marcado pelo “impacto psicossocial da pandemia – desafios da psicologia brasileira frente às desigualdades sociais”. Na mesa de abertura, no dia 2.jun, representantes de várias entidades enfatizaram o histórico momento que o pais vive, tanto pelas proporções da pandemia, quanto pelo descalabro do governo fascista e autoritário de Jair Bolsonaro.

 

A presidente do SinPsi, Fernanda Magano, representando o Conselho Nacional de Saúde e a Fenapsi (Federação Nacional das/os Psicólogos) fez parte da mesa de abertura; em sua fala enfatizou a importância da Psicologia e seus profissionais no atual contexto brasileiro, destacou o fato de as duas entidades nacionais da categoria, o Conselho Federal de Psicologia e a Fenapsi, estarem representadas no CNS e o compromisso de lutar por mudanças na sociedade, lembrando a eleição que ocorre no segundo semestre.

 

Fernanda também alertou sobre o risco que a 5ª Conferência de Saúde Mental corre, por conta do boicote do governo federal, que se nega a financiar o evento. “A Conferência é pela democracia antimanicomial e este governo não quer financiar porque defende as comunidades terapêuticas e tudo o que nós somos contra”, afirmou, informando, também, que no dia 5 de agosto acontece em São Paulo a conferência livre de saúde, com a presença do ex-presidente Lula.

 

Fernanda concluiu sua fala chamando as/os delegadas/os do Congresso para um ato pela jornada de 30 horas, que recentemente foi retirada da pauta de discussão da Comissão do Trabalho da Câmara Federal. O ato ocorreu na tarde da sexta-feira. Confira, abaixo, a íntegra da intervenção de Fernanda na abertura do Congresso.

 

Ainda durante o evento de abertura, a presidente do CFP, Ana Sandra Arcoverde, lembrou que o Congresso acontece dias depois do assassinato de Genivaldo de Jesus por integrantes da Polícia Rodoviária Federal. Genivaldo tinha problemas de saúde mental e foi brutalmente morto em uma câmara de gás improvisada no carro da PRF.

 

Acompanhe a continuidade do Congresso

 

A sexta-feira foi dedicada a discussões em grupo sobre as teses apresentadas. Durante o sábado acontecem as plenárias, que podem ser acompanhadas online pelos links abaixo. No domingo acontece a plenária final.

 

Sábado (4) – Plenárias
Manhã – https://www.youtube.com/watch?v=bcc9qCL-SYM
Tarde – https://www.youtube.com/watch?v=ogRwQFbPv-A

 

Domingo (5) – Plenárias e Comissão Eleitoral
Manhã – https://www.youtube.com/watch?v=FdqhM90Rzfk
Tarde – https://www.youtube.com/watch?v=Di56Y21tHC0

11 Congresso Nacional De Psicologia,Fernanda Mag

 

 

Por Norian Segatto

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/3Q3D01r

02 junho 2022

 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: direcao@cntsscut.org.br – tesouraria@cntsscut.org.br – imprensa@cntsscut.org.br

CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF
Telefone: (0xx61) 3224-0818 | E-mail: df@cntsscut.org.br