Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > EM GREVE: AÇÕES GREVISTAS SÃO DESTAQUES EM ASSEMBLEIA VIRTUAL GERAL

Em greve: ações grevistas são destaques em assembleia virtual geral

13/05/2022

Os informes destacaram as ações realizadas nos últimos dias

Escrito por: SINTSPREV MA

 

Na tarde da quarta-feira (11.05), seguindo a agenda grevista, foi realizada mais uma Assembleia Virtual Geral com pauta de avaliação e continuação da construção da greve aderida pelos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS do Maranhão no dia 24 de março de 2022.

 

Os informes destacaram as ações realizadas nos últimos dias, colocou-se que durante mobilização realizada na Aps Cohab no dia 05.05, definiu-se a criação de um questionário sobre as condições e dificuldades das Agências do INSS que será preenchido durante as visitas de mobilizações na Aps, conforme agenda decidida em Assembleias.

 

Após a ação na Aps Cohab, o Sintsprev-MA junto com os servidores presentes entregaram os alimentos arrecadados para o Instituto Antonio Brunno (ao lado da Agência) que acolhe pessoas  do interior do Maranhão com diagnóstico de câncer. Além das mobilizações nas Agências do INSS em São Luís, representantes do Sintsprev-Ma seguem visitando as Aps dos municípios, durante o dia de hoje (11.05) visitaram as Aps de Bacabal e Santa Rita.

 

Continuando os diálogos com os parlamentares sobre as reivindicações dos servidores do INSS, representantes do Sindicato e servidores se reuniram com os Deputados Federais Márcio Jerry (PCdoB) e José Carlos (PT) na tarde do dia 10.05, onde foi entregue a Carta Aberta aos Parlamentares com insatisfações dos servidores e a pauta, e ambos se comprometeram a Defender em Plenário os trabalhadores e o órgão do INSS. E ainda, foi mencionado o agendamento de uma reunião com o Deputado federal Rubens Júnior (PCdoB), para a próxima segunda-feira (16.05) às 15h.

 

Como avanço dos diálogos com os parlamentares, foi destacado as defesa do Deputado Federal Bira do Pindaré (PSB) junto Câmara Legislativa Federal. E ainda reunião dos Deputados Federais do PT com o Ministro do Trabalho e Previdência e com o presidente do INSS para tratar da greve dos servidores e da fila para acessar os benefícios previdenciários.

 

A informação mais recente sobre o Mandado de Segurança que a Assessoria Jurídica do Sintsprev-Ma ajuizou a respeito dos descontos em folha dos servidores grevistas, é de que o sindicato pagou as custas processuais no valor de R$ 200,00, pois o Ministro do STJ, Humberto Martins, não aceitou o pedido de gratuidade solicitado pelos advogados. Mas ainda não há decisão sobre o processo, ressaltando que os estados que já tiveram retorno o pedido foi indeferido.

 

As mesas de negociações continuam, com a presença de representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) e da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS), no entanto ainda não há nenhum acordo fechado. Destacando que a pauta econômica não fará parte dessas reuniões, ficando a cargo da Presidência da República e Ministério da Economia, que tem como prazo até o dia 31 de maio para efetivar alguma resolução.

 

Contudo, os encaminhamentos definidos durante a Assembleia foram:

 

– Segunda-Feira (16.05) – Reunião com o Deputado Federal Rubens Junior (PCdoB) às 15h;

– Terça-Feira (17.05) – Mobilização na Aps Deodoro às 9h, com aplicação do questionário de dificuldades das Aps;

– Quarta-Feira (18.05) – Assembleia Virtual Geral às 14h, para avaliação e construção da greve;

– Quinta-Feira (19.05) – Mobilização na Aps São José de Ribamar às 10h, com aplicação do questionário de dificuldades das Aps;

 – Servidores do INSS presentes na assembléia se comprometeram a fazer o levantamento dos contatos dos servidores que estão em tele-trabalho para o Sindicato contatar a fim de convocá-los para a greve;  

– Reforçar o envio da Carta Aberta aos Parlamentares para os emails dos Deputados que ainda não conseguimos conversar presencialmente;

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/3FJXqaR

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]