Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDPREV BA: MAIS DE 1 MILHÃO DE BRASILEIROS ESTÃO SEM PODER SE APOSENTAR POR CONTA DO DÉFICIT DE PESSOAL NO INSS

Sindprev BA: mais de 1 milhão de brasileiros estão sem poder se aposentar por conta do déficit de pessoal no INSS

12/04/2022

Na Bahia, o INSS possui cerca de 2 mil servidores distribuídos em sete gerências e 140 postos de atendimento

Escrito por: Sindprev BA

A falta de quadro funcional na Previdência Social está provocando o represamento de mais de 1 milhão de processos de aposentadorias em todo o Brasil, segundo o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social. Na quarta-feira (23), profissionais da categoria paralisaram as atividades por seis horas na agência do INSS localizada nas Mercês, no Centro de Salvador. Eles chamaram a atenção para a ausência de reposição salarial nos últimos três anos.

 

De acordo com o coordenador do Sindicato, Edivaldo Santa Rita, as perdas apontam para a necessidade de um reajuste de 19,9%. “A nossa pauta de reivindicações foi entregue ao governo há dois meses e vai muito além do aumento salarial; Queremos a contratação de servidores e condições de trabalho dignas, pois há agências do INSS sem água e climatização. Vamos decretar greve por tempo indeterminado”, disse.

 

O diretor da entidade, Valdemir Medeiros, afirmou que os servidores públicos estão enfrentando um massacre do Governo Bolsonaro. “É necessário que o governo abra concurso público, pois o segurado chega a esperar dois anos por uma análise de benefícios e muitos morrem aguardando. Precisamos repor o quadro de servidores para não penalizar ainda mais a população”, contou.

 

Raimundo Cintra, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade e Saúde (CNTSS), ressaltou que o déficit de pessoal na Bahia chega a 1 mil trabalhadores. Segundo ele, é urgente a necessidade de concurso público para o preenchimento das vagas. “Há uma sensação de morosidade no serviço e isso faz parte da estratégia do Governo Federal que quer estrangular a Previdência pública, desidratando as unidades de trabalho, forçando um processo de terceirização ou de privatização do serviço”, avalia.

 

Alindaí Santana chama a atenção para a precarização da mão-de-obra, com a utilização de estagiários, que ela considera uma medida insuficiente para atender a alta demanda.

 

Na Bahia, o INSS possui cerca de 2 mil servidores distribuídos em sete gerências e 140 postos de atendimento.

 

 

 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]