Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > ÔMICRON VOLTA A ENCHER HOSPITAIS; VARIANTE CONTAMINA CEM PESSOAS A CADA TRÊS SEGUNDOS

Ômicron volta a encher hospitais; variante contamina cem pessoas a cada três segundos

28/01/2022

Diretor-presidente da Anvisa disse que é “criminoso difundir mentiras” referindo-se a comentários de que a ômicron sinaliza que estamos próximos do fim da pandemia

Escrito por: Sindsaúde SP

 

A variante ômicron e sua alta capacidade de infectar cem pessoas a cada três segundos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), está enchendo os hospitais de pacientes com Covid-19 novamente em todo o mundo. Ainda que ela seja menos letal que as variantes anteriores, o que ocorre, principalmente, pelo fato de grande parte da população brasileira estar imunizada contra a doença, especialistas dizem que ainda é cedo para antever o fim da pandemia.

 

Médicos entrevistados pelo portal “UOL”, em entrevista divulgada ontem (23), afirmaram que a ômicron também desenvolve quadros graves e mata pacientes, especialmente os não vacinados. “Os casos graves têm tido o mesmo comportamento das outras cepas. A mudança é mais no tocante à tendência de ser menos grave, mas tem potencial para agravar-se", afirma o pneumologista do Hospital Universitário de Brasília Ricardo Martins.

 

Na quinta-feira (20), o mundo registrou 3,7 milhões de casos confirmados de Covid-19 devido à ômicron em apenas 24 horas. No dia anterior, o Brasil apontou 200 mil casos em apenas um dia, número que pode estar subnotificado pelos problemas de falta de testes.

 

Mentiras

 

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, disse, na quinta-feira passada, que é “criminoso difundir mentiras” referindo-se a comentários de que a ômicron sinaliza que estamos próximos do fim da pandemia. Segundo ele, os números não mostram isso.

 

Em uma clara resposta a comentários do presidente Jair Bolsonaro, que minimizou recentemente as mortes de crianças por Covid-19, Barra Torres disse que gostaria de saber se as pessoas disseminadoras de informações falsas vão noticiar o aumento de 70% de internação de crianças por Covid-19 nos últimos dias.

 

OMS

 

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, comentou, na segunda-feira (24), que se houver avanço e distribuição de doses de vacinas contra a Covid-19 pelo mundo, especialmente para países mais pobres, a fase aguda da pandemia pode acabar ainda este ano.

 

Na opinião dele, há meios para se chegar a uma situação mais estável, mas ainda é “perigoso” apostar no fim da pandemia.

 

Hoje, a OMS apresentou um plano de saída para a pandemia, que consiste em abandonar uma resposta à fase aguda da crise para um cenário de controle sustentável do vírus, priorizando a redução das infecções e aumentando a oferta de diagnósticos e de vacinas visando a redução no número de mortes.

 

Com informações do UOL e Reuters

 

 

Fonte:  https://bit.ly/3rSaZ1u

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]