Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINSSP: INSS EM RISCO

SINSSP: INSS em risco

26/01/2022

Concurso público para o INSS é uma bandeira de luta que o SINSSP há muito tempo e o número de servidores em abono de permanência deixa o sindicato ainda mais preocupado com a questão

Escrito por: SINSSP

 

Concurso público para o INSS é uma bandeira de luta que o SINSSP vem cavando entre os órgãos responsáveis há muito tempo e o número de servidores em abono de permanência deixa o sindicato ainda mais preocupado com a questão.

 

Segundo informações veiculadas no site da Folha Dirigida, no final de 2021 cerca de 3.796 servidores estavam em abono de permanência, mais de 3 mil funcionários do Instituto devem se aposentar ainda em 2022 e para os próximos cinco anos cerca de 4.569 servidores estarão em abono de permanência ou já aposentados.

 

Em tese, os números refletem a seguinte situação: os servidores que estão em abono de permanência são os trabalhadores que já cumpriram os requisitos para se aposentar, mas não o fizeram porque optaram por receber um incentivo financeiro (o abono de permanência) para continuar trabalhando e no momento que optar pela aposentadoria, ela será feita de forma rápida, sem a necessidade de esperar um determinado período, ou seja, o elemento surpresa pode acontecer a qualquer momento e neste caso esse elemento é a falta de mais servidores.

 

Nos últimos cinco anos o INSS já perdeu cerca de 19 mil servidores que se aposentaram, faleceram ou se auto exoneraram e essa mão de obra não foi reposta. Desde 2015 a Autarquia não realizou novos concursos públicos ou contratou os aprovados do último concurso realizado.

 

O próprio TCU emitiu alerta sobre o caos que se instalaria na Instituição, em parecer datado em 2014, mas nada foi feito para evitar a tragédia anunciada e hoje, o INSS é uma das Autarquias com o quadro de servidores mais defasados do Brasil.

 

Já que os alertas emitidos para o déficit de servidores dentro do INSS não chamaram a atenção dos diretores que passaram pela direção central do Instituto, não porque os números não eram alarmantes, mas por falta de compromisso e seriedade ao gerir o órgão, agora o SINSSP, em conjunto com os demais movimentos sindicais, entidades e associações que representam a Autarquia, mobiliza a categoria para pressionar o governo a realizar concurso público para suprir a falta de servidores.

 

Dessa forma, 18 de janeiro  é dia de mobilização do funcionalismo público, é dia dos servidores públicos mostrarem a sua força e dizerem que nestas condições o INSS não pode continuar.

 

Neste dia de luta apoie e ajude ao chamado de apoio. São mais de 40 categorias de servidores públicos, incluindo a do INSS, que estarão representadas neste dia 18 de janeiro no ato público em frente ao Banco Central e ao Ministério da Economia.

 

Os servidores que estão em trabalho remoto ou presencial estão convidados a se somarem no 18/01 em luta, mobilização e paralisação se comprometendo nessa data a NÂO puxar e nem concluir tarefas.

 

Também é extremamente importante compartilhar os materiais do SINSSP nas suas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram) curtindo, comentando e compartilhando as informações, dessa forma as notícias vão ocupar os trends das redes sociais e informar o maior número de pessoas sobre a nossa causa.

 

Também não se esqueça de compartilhar nos grupos de WhatsApp. Informando a verdade dos fatos nós vamos conquistar a opinião pública, as mídias e desmistificar essas “fake news” de que o governo fala sobre o funcionalismo público.

 

 

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/3AxUThk

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]