Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SIND-SAÚDE/MG E COLEGIADO REÚNEM COM DIRETOR DO CENTRO HOSPITALAR PSIQUIÁTRICO DE BARBACENA (CHPB)

Sind-Saúde/MG e Colegiado reúnem com diretor do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB)

29/09/2021

Sindicato e trabalhadores questionam entidade sobre fechamento da unidade

Escrito por: SindSaúde MG

 

Na última quinta-feira, 23/09, o Colegiado de Servidores do CHPB com a presença do Sind-Saúde/Mg, reuniu com a direção da unidade para cobrar respostas sobre as informações que estão circulando sobre o possível fechamento do hospital.

 

Há um ano, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), anunciou o encerramento das atividades ambulatoriais alegando ser orientação da Diretoria de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e as premissas da Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (PESMAD). Desde então o Sind-Saúde/Mg acompanha a situação junto aos trabalhadores.

 

Atualmente cerca de 82 pacientes com outras doenças agravadas, se encontram internados no Centro Hospitalar. Esses pacientes não possuem vínculo familiar, portanto, caso ocorra o fechamento, eles terão que ser transferidos para instituições privadas, causando assim um transtorno para eles que, há anos possui vínculo com o CHPB e seus funcionários. A transferência desses pacientes não atende aos princípios garantidos na luta Antimanicomial do tratamento com liberdade.

 

Portanto, o Sind-Saúde/MG defende que esses pacientes continuem na CHPB para que eles tenham a manutenção de seus tratamentos de forma humanizada e com a necessária equidade que suas condições de saúde demandam.

 

Durante a reunião, o diretor do hospital Claudinei Enidio Campos, garantiu que a FHEMIG não pretende fechar o hospital, nem doar os prédios para a prefeitura e que, está sendo feito um estudo técnico sobre a possibilidade de reestruturação do prédio da administração que atualmente se encontrar interditado. O diretor garantiu ainda que, a volta do funcionamento da creche até as 19 horas acontecerá nessa semana.

 

Diante disso, o Colegiado decidiu que na próxima reunião que será em outubro, voltará a debater os projetos para o futuro do hospital e também construir a luta permanente pela manutenção do hospital aberto e em pleno funcionamento.

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/3CYvwW8

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]