Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > INSS APROVEITA PANDEMIA E REDUZ O ATENDIMENTO PRESENCIAL E PRECARIZA AS RELAÇÕES DE TRABALHO NO ÓRGÃO

INSS aproveita pandemia e reduz o atendimento presencial e precariza as relações de trabalho no Órgão

24/09/2021

Os atos expedidos pelo Presidente do INSS, Leonardo Rolim, trazem no seu bojo a continuidade da política de desmantelamento da Autarquia Pós-Reforma Previdenciária e Trabalhista

Escrito por: SINSSP

 

O INSS publicou na quarta-feira (01/09), no DOU as Portarias 1345/21 e 1347/21 que tratam do retorno gradual ao trabalho e horário de funcionamento nas unidades de atendimento do Instituto.

 

Os atos expedidos pelo Presidente do INSS, Leonardo Rolim, trazem no seu bojo a continuidade da política de desmantelamento da Autarquia Pós-Reforma Previdenciária e Trabalhista.

 

Seguindo as orientações estratégicas do Ministério da Economia do Governo Bolsonaro, o INSS se aproveita da pandemia para reduzir o horário de atendimento à população que antes era de 10 horas seguidas.

 

Dessa forma, a partir do dia 01 de setembro as Agências da Previdência Social passaram a funcionar 11 horas ininterruptas compreendidas entre às 6h30 e 17h30, segundo informações da Portaria 1347/2021.

 

No entanto, o horário de atendimento à população compreenderá o período entre 7 e 14 horas, podendo iniciar às 8 horas. Em resumo, o período que a Previdência Social atenderá a população retorna aos idos da década de 90, onde os horários eram das 07 às 13 horas ou das 08 às 14 horas, permitindo atrasos nesse intervalo.

 

Não é de hoje que o Governo Bolsonaro vem destruindo o Serviços Públicos e com a Autarquia não está sendo diferente. O fato é que o INSS digital, modelo de atendimento adotado pelo órgão, não trouxe melhoria na prestação de serviços à população. Com uma carência em torno de 14 mil servidores, o INSS apostou num modelo que está praticamente levando o órgão a falência.

 

A contratação de militares, a recepção de trabalhadores da Infraero, a automatização dos serviços, as metas abusivas por quais passam os servidores, o Programa BMOB, tudo isso em nada atendeu aos interesses de quem é primordial para o serviço público, “a população”.

 

A portaria publicada pelo Presidente do INSS consolida o que o SINSSP vem dizendo durante muito tempo: sem concurso público, sem investimentos em tecnologia e sem a valorização do servidor de carreira acarretará a população apenas a restrição e cerceamento do reconhecimento do seu direito, o sucateamento da maior distribuidora de renda do país e a desvalorização e desqualificação da carreira dos servidores da previdência Social.

 

A Portaria do Presidente é a prova cabal da incompetência dos gestores do Governo Bolsonaro no órgão. A falta de funcionários, de compromisso com o povo brasileiro que pagou uma vida inteira para se aposentar é a marca registrada deste governo e destes gestores agarrados a seus cargos. Isso é vergonhoso!

 

A Portaria publicada, dentre outras coisas, precariza ainda mais as relações de trabalho no âmbito do INSS, abrindo espaço para trabalhar além da jornada permitida, aos sábados, domingos e feriados, excepcionalmente. Tudo isso sem mencionar a falta do pagamento de adicionais em virtude desta excepcionalidade.

 

Como é histórico na categoria dos previdenciários, cabe a nós servidores defender a previdência pública e o atendimento à população com qualidade. Chegou a hora de começar a dar um basta nesta situação.

 

A hora é de luta! Povo na rua com mascará, vacinado, levando álcool em gel e mantendo o distanciamento social para protestar contra os desmandos desse governo e contra o desmonte dos serviços públicos.

 

#ForaBolsonaro

#ForaLeonardoRolim

#ForaOnixLorenzoni

 

 

Fonte: https://bit.ly/2XMaTNk

 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]