Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > PLC 26: FUNCIONALISMO PÚBLICO FARÁ ATO UNIFICADO AMANHÃ (21), EM FRENTE À ALESP

PLC 26: funcionalismo público fará ato unificado amanhã (21), em frente à Alesp

22/09/2021

Ao deteriorar direitos e, consequentemente, a carreira pública, o PLC 26 facilita o caminho para a perda da estabilidade das trabalhadoras e trabalhadores públicos

Escrito por: Sindsaúde SP

 

O funcionalismo público protestará, amanhã (21), às 15h, em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em um ato unificado contra o Projeto de Lei de Complementar (PLC) 26, de 2021, proposta do governo do estado que enfraquece o serviço público e abre brechas para que haja mais privatizações.

 

O texto do governo dificulta ou retira diversos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras públicos, como o adicional de insalubridade, que é extremamente importante aos profissionais de saúde, e amplia a possibilidade de contratação por prazo determinado para atender às necessidades temporárias de excepcional interesse público.

 

Ao deteriorar direitos e, consequentemente, a carreira pública, o PLC 26 facilita o caminho para a perda da estabilidade das trabalhadoras e trabalhadores públicos, tornando-os mais suscetíveis a se calarem diante de ilegalidades cometidas dentro do serviço público prestado à população, como educação e saúde.   

 

As entidades que representam o funcionalismo público avaliam que, ao abrir brechas para que haja mais terceirizações, mais contratações de comissionados com altos salários e menos abertura de concursos, o projeto propõe medidas que podem gerar mau uso dos recursos públicos. 

 

Ataque os(às) trabalhadores(as)  

 

No caso dos trabalhadores e das trabalhadoras da saúde, por exemplo, que estão na linha de frente do atendimento à Covid-19, e mesmo assim continuam sendo mal remunerados, o governo estadual ainda quer acabar com o reajuste anual do adicional de insalubridade, que atualmente, tem como base a correção inflacionária do Índice de Preços ao Consumidor, o IPC-Fipe.

 

Além disso, o projeto cria uma pegadinha com a Bonificação por Resultados (BR), um mecanismo que privilegia a “meritocracia”, em vez de dar reajustes de modo que sejam repostas as perdas salariais.

 

Para se ter uma ideia do impacto da BR, ela pode ser suspensa mediante a alegação de contenção de gastos por parte do estado. Além disso, esse valor não conta para aposentadoria, deteriorando ainda mais a remuneração dos(as) trabalhadores(as) inativos(as) e pensionistas.

 

Unidade

 

Entre as entidades que estão organizando o ato unificado estão:

 

- Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde-SP);

- Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp);

- Centro do Professorado Paulista (CPP);

- Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação de São Paulo (Afuse);

- Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional (Sifuspespe);

- Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo (SinPsi);

- Associação dos Docentes da Universidade Estadual Paulista (Adunesp);

- Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Afalesp).

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/3hX58E5

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]