Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > COVID-19: NOTA TÉCNICA E ESTUDO MOSTRAM QUE NÃO HÁ TRATAMENTO PREVENTIVO

Covid-19: nota técnica e estudo mostram que não há tratamento preventivo

09/02/2021

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Sociedade Brasileira de Infectologia também vieram a público dizer que não existe tratamento precoce para a Covid-19

Escrito por: Sindsaúde SP

 

Duas publicações recentes confirmam aquilo que vários outros estudos e instituições ligadas à comunidade científica já comprovaram: não existe tratamento preventivo contra a Covid-19. Pesquisas já comprovaram e vêm comprovando que o uso de ivermectina e hidroxicloroquina não funcionam para essa finalidade.

 

A Merck, fabricante farmacêutica da ivermectina, lançou uma nota ontem (04) afirmando que não existem dados suficientes mostrando que o medicamento funciona no tratamento preventivo contra a Covid-19. Outro estudo, conduzido por um dos mais prestigiosos jornais científicos do mundo e também publicado na quinta-feira, confirma que a hidroxicloroquina não é eficaz nesse tipo de tratamento.

 

A ivermectina é usada no tratamento contra uma série de parasitas, como piolho, e vermes. Já a hidroxicloroquina é utilizada para de doenças como artrite reumatoide, lúpus e malária.

 

Na nota da Merck, a farmacêutica diz existir “uma preocupante falta de dados de segurança na maior parte dos estudos” que relacionam o uso da ivermectina no tratamento contra a Covid-19.

 

Hidroxicloroquina

 

O estudo publicado pelo “The New England Journal of Medicine” somou-se a outros que comprovam que a hidroxicloroquina não é eficaz para a Covid.

 

O estudo, feito por pesquisadores espanhóis, foi realizado com quase 3 mil voluntários. A pesquisa concluiu que “a terapia pós-exposição com hidroxicloroquina não evitou a infecção por SARS-CoV-2 ou Covid-19 sintomático em pessoas saudáveis expostas a um paciente com PCR positivo”.

 

Lembrando que, no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Sociedade Brasileira de Infectologia também vieram a público dizer que não existe tratamento precoce para a Covid-19.

 

Governo federal

 

Durante a pandemia, o governo federal gastou milhões para que o Exército pudesse produzir hidroxicloroquina em seu laboratório. Em Manaus, enquanto faltava oxigênio para os pacientes de Covid, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, esteve lá para indicar o tratamento preventivo.

 

A Saúde havia lançado, em janeiro, um aplicativo chamado TrateCOV, no qual o tratamento com hidroxicloroquina e ivermectina era recomendado a pessoas com suspeita de Covid. Após grande polêmica, a plataforma foi tirada do ar.

 

Ontem, em sua costumeira live realizada às quinta-feiras em suas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro reconheceu, pela primeira vez, que a hidroxicloroquina pode ser um “placebo”.

 

“Pode ser que, lá na frente, falem: ‘a chance é zero, era um placebo'. Tudo bem, paciência, me desculpa. Tchau. Pelo menos não matei ninguém”, disse Bolsonaro.

 

Com informações de O Diário do Centro do Mundo, UOL e Rede Brasil Atual.

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/3cWvrsk

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]