Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > GOIÂNIA: SINDSAÚDE LEVA REIVINDICAÇÕES AO NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE

GOIÂNIA: Sindsaúde leva reivindicações ao novo secretário de Saúde

03/02/2021

Entre os pontos apresentados pelos trabalhadores estão vale-alimentação, gratificação (covid), Mesa de Negociação permanente, vacinação, Plano de carreira e data-base

Escrito por: Sindsaúde GO

 

Durante reunião com o novo secretário municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, em 02 de fevereiro, o Sindsaúde GO apresentou a pauta de reivindicação dos trabalhadores da saúde e destacou a importância do diálogo para a construção de uma saúde pública com qualidade e eficiência assegurando inclusive, a valorização dos seus trabalhadores.

 

Vale-alimentação

 

Uma das demandas discutidas foi o restabelecimento do vale-alimentação e da gratificação de produtividade para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) que foram readaptados. Segundo o entendimento da gestão, esses trabalhadores teriam perdido o direito aos benefícios.

 

A reunião articulada pelo diretor do Sindsaúde e vereador Mauro Rubem contou com a presença do presidente do Sindicato, Ricardo Manzi; a vice-presidente, Néia Vieira; e a secretária Geral, Flaviana Alves. “Mesmo que fora do campo, esses trabalhadores continuam produzindo e contribuindo com a atenção básica” justificou Ricardo Manzi. O Sindsaúde aparentará ainda nesta semana uma proposta para resguardar esses direitos.

 

Gratificação (covid)

 

O Sindsaúde também solicitou o pagamento de uma gratificação para os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do enfrentamento à covid-19. O beneficia seria uma forma de reconhecer a papel imprescindível desses profissionais na pandemia.

 

Mesa de Negociação permanente

 

O Sindicato destacou a importância da restruturação da Mesa Municipal de Negociação Permanente. Flaviana Alves destacou que a instalação da Mesa seria um avanço importante para corrigir e prevenir muitos problemas na rede municipal.

 

Vacinação

 

Outra pauta tratada foi a vacinação para os trabalhadores da saúde. Ricardo Manzi expôs que muitos deles já deveriam ter sido vacinado, mas que a falta de um planejamento claro tem provocado incoerências no processo.

 

Nesse ponto, o secretário alegou que a SMS segue diretrizes recomendadas pelo Ministério da Saúde, mas diz reconhecer que o número de vacinas é insuficiente para atender inclusive, os prioritários. Durval estima que a capital necessitaria de cerca de 350 mil vacinas para atender idosos e profissionais de saúde.    

 

Plano de carreira

 

O Sindicato cobrou ainda a inclusão dos ACS e ACE no plano de carreira da saúde (Lei  8.916/2010). Mauro Rubem argumentou que as duas categorias sãos as únicas que não possuem um plano de carreira. Uma proposta de inclusão foi entregue ao secretário.

 

Data-base

 

O pagamento da data-base também é uma reivindicação importante mas não entrou na pauta porque já tinha sido tratada diretamente com a equipe de transição do governo, com o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e o presidente da Câmara Municipal. O compromisso é que o projeto de lei da data-base de 2020 e 2021 será enviado ao Legislativo. Um estudo do Dieese mostrou que a prefeitura possui margem financeira de 16,28% sem ferir os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

 

Outras pautas como, por exemplo, a necessidade de combater o desmonte à política de saúde mental, também foram discutidas. Todas elas foram acolhidas pelo secretário e a expectativa é que algumas delas sejam negociadas em breve. Ainda nesta semana, o Sindsaúde se reunirá com a chefia de gabinete da Secretaria de Saúde para agilizar a negociação.  

 

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/3oLzSbq

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]