Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERVIDOR PÚBLICO AFASTADO DO TRABALHO EM FUNÇÃO DE COVID PRECISA FAZER O CAT

Servidor público afastado do trabalho em função de COVID precisa fazer o CAT

01/02/2021

Apesar da decisão do STF, muitos profissionais nem sabem da necessidade do Comunicado de Acidente de Trabalho

Escrito por: Sintfesp GO/TO

 

Decisão do STF reconhece o Coronavírus como acidente de trabalho. Sem Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT), sem garantia de direitos. Servidora ou servidor público deverá solicitar formalmente a emissão do CAT de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo setor de recurso humanos do órgão ao qual está vinculado.

 

Apesar da decisão do STF, que reconhece a COVID-19 como acidente de trabalho, muitos profissionais nem sabem da necessidade do Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT).

 

Após decisão do STF, de enquadramento da covid-19 como acidente de trabalho, ainda encontramos muitos profissionais que foram afastados pela doença, mas não realizaram o preenchimento do CAT, documento que reconhece o acidente de trabalho e doenças ocupacionais.

 

O que se observa é que a maioria nem sabe dessa decisão. Para profissionais que contraem a doença e se recuperam, a não comunicação do acidente de trabalho pode trazer dificuldades futuras considerando que a covid-19 é uma doença nova que ainda pode apresentar sequelas.

 

Quando ocorrem sequelas, é a comunicação feita por meio do CAT, que garante ao trabalhador o recebimento do auxílio adequado, podendo ser afastado para tratamento, sem correr o risco de ser demitido ou em caso de demissão, ficar sem o benefício do INSS.

 

Servidora ou servidor público deverá solicitar formalmente a emissão da CAT de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo setor de recurso humanos do órgão ao qual está vinculado.

 

Cartilha sobre o CAT: saiba como proceder

 

Para entender melhor o que é e como proceder para solicitar e preencher o CAT, divulgamos uma cartilha produzida pela Central Única dos Trabalhadores. É só clicar no link abaixo para acessar e ou fazer download do arquivo.

 

LINK CARTILHA SOBRE O CAT: https://www.cut.org.br/acao/cartilha-comunicado-de-acidente-de-trabalho-cat-e-covid-19-eaf4

 

 

 

 


Cláudio Marques – DRT 1534

*com informações do Sindicato dos Médicos do DF e da CUT

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/3r7GmDh

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]