Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE GO: CÂMARA IGNORA APELO DOS SERVIDORES E APROVA EM DEFINITIVO ALÍQUOTA DE 14% PARA PREVIDÊNCIA

Sindsaúde GO: Câmara ignora apelo dos servidores e aprova em definitivo alíquota de 14% para Previdência

01/02/2021

Aprovação do PL não ignorou apenas os servidores, mas também um parecer do Conselho Municipal de Previdência que rejeitou a proposta de aumento por considerar os argumentos frágeis e controversos

Escrito por: Sindsaúde GO

 

Ignorando o apelo dos servidores municipais, a maioria dos vereadores de Goiânia aprovou em definitivo o aumento da alíquota previdenciária para o Regime Próprio de Previdência. A aprovação relâmpago do Projeto de Lei Complementar (PLC) 25/2020 ocorreu na quarta-feira (30/12) e elevou de 11% para 14% a contribuição do funcionalismo que já vinha amargando prejuízo com o calote na data-base.

 

Diretores do Sindsaúde marcaram presença no plenário esvaziado da Casa para acompanhar a sessão na expectativa de que a votação alcançasse os votos necessários para rejeitar o projeto. Durante os últimos dias, foi intensa a mobilização do Sindsaúde e de outras entidades que fazem parte Fórum dos Servidores para tentar arquivar a matéria.        

 

O presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi, classificou a aprovação de absurda. Ele lembrou que a aprovação do PL não ignorou apenas os servidores, mas também um parecer do Conselho Municipal de Previdência que rejeitou a proposta de aumento por considerar os argumentos frágeis e controversos.

 

“Foi uma aprovação atropelada já que a discussão não foi esgotada e ignorou o debate com os mais interessados: os servidores públicos que, sequer, receberam a reposição salarial neste ano. Esse suposto déficit não foi devidamente comprovado e há vários pontos no projeto que serão questionados judicialmente”, alerta Ricardo Manzi.   

 

As justificativas da Prefeitura para o aumento da contribuição previdenciária são de que os servidores da União e do Estado já pagam a alíquota de 14% e de que a Emenda Constitucional nº 103/2019 exige dos entes federados que descontem a mesma porcentagem da União, caso o regime próprio de previdência social apresente déficit.

 

Desde a chegada do projeto no Legislativo, o Sindsaúde-GO tem se mobilizado para convencer os vereadores à rejeitarem o projeto. O Sindicato e demais entidades destacaram que a própria Prefeitura afirmou na justificativa do PL que não há déficit, mas um superávit atuarial de R$ 645 milhões e que a empresa contratada para realizar os cálculos indicou que a alíquota atual já garante o equilíbrio financeiro da previdência municipal.

 

“O que vemos hoje é um efeito cascata da Reforma da Previdência aprovada no Congresso Nacional em 2019. À época, o Sindsaúde e as entidades representativas dos servidores alertaram para os reflexos no serviço público o que de fato acabou ocorreu. Infelizmente, o mesmo pode acontecer caso a Reforma Administrativa seja aprovada“, finaliza Ricardo.

 

 

Fonte: https://bit.ly/3ta9ITn

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]