Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > ZEMA SEGUE PASSOS DE BOLSONARO E TROCA CARGO TÉCNICO POR MILITAR NA FUNED

Zema segue passos de Bolsonaro e troca cargo técnico por militar na Funed

28/08/2020

Um militar ocupando o segundo maior cargo da Fundação pode significar uma omissão ou maquiagem ainda maior dos dados reais da pandemia no estado

Escrito por: Sindsaúde MG

 

No meio da pandemia, governo de Minas segue a mesma cartilha do governo Bolsonaro, onde cargos técnicos e qualificados são menosprezados e substituídos por militares. O governador Romeu Zema exonerou em 20  de agosto técnico que entende de testes e de saúde, que ocupava a vice-presidência da Fundação Ezequiel Dias (FUNED) para nomear um militar especializado em artefatos bélicos, foguetes, armas de fogo.

 

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) é o laboratório de referência para o diagnóstico de covid-19 pelo método de RT-PCR em tempo real, sendo responsável também pela habilitação das universidades e laboratórios públicos para a realização dos exames pelo SUS.

 

O governo de Minas Gerais já omite dados de servidores contaminados e mortos pelo Covid-19, além da subnotificação no índice geral de contaminados. Um militar ocupando o segundo maior cargo da Fundação pode significar uma omissão ou maquiagem ainda maior dos dados reais da pandemia no estado.

 

A diversidade e a complexidade da realidade no estado exigem políticas públicas efetivas, implementadas por servidores com sólida formação em gestão pública e nos temas em que se especializam. Cabe ao bom governante selecionar profissionais que aliem capacidade técnica e política para entregar serviços públicos de qualidade à população.

 

Militares têm formação em temas voltados à defesa, à segurança, às ciências militares, às armas e suas especificidades, estando aptos, portanto, às políticas relativas à missão que a Constituição Federal determina às Forças Armadas, isto é, a defesa da pátria e a garantia dos poderes constitucionais.

 

A ocupação por militares de funções essencialmente técnicas, para as quais há servidores públicos com experiência, compromisso e formação na área, é uma decisão mais política do que técnica e que, portanto, pode não ser a mais adequada para enfrentar os desafios impostos no sistema público de saúde atualmente em Minas Gerais, neste momento em que os números de mortes e contaminação do Coronavírus crescem cada vez mais.

 

 

http://www.sindsaudemg.org.br/index.php/funed/3707.html?task=view

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]