Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE-SP DISPONIBILIZA VERSÃO ON-LINE DA CARTILHA DE SAÚDE DA TRABALHADORA E DO TRABALHADOR

SindSaúde-SP disponibiliza versão on-line da cartilha de saúde da trabalhadora e do trabalhador

27/08/2020

Essa é a quarta edição da cartilha e têm como novidade em seu conteúdo as mudanças realizadas pelo governo nas Normas Regulamentadoras (NRs)

Escrito por: SindSaúde-SP

 

Agora, você pode acessar a versão on-line da última edição da Cartilha de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador (clique aqui e faça download de seu exemplar). O material traz conteúdos de orientação para prevenção de acidentes e proteção dos profissionais da saúde, além de orientações de como notificar acidentes de trabalho.

 

“As trabalhadoras e trabalhadores enfrentam durante o dia a dia a sobrecarga de trabalho e, além disso, sofrem com o sucateamento da saúde. Não há manutenção nos prédios, nos elevadores, nos equipamentos, faltam insumos básicos para o atendimento à população e também faltam Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), fatores que aumentam cada vez mais o número de acidentes de trabalho”, comenta Jacilene da Silva, secretária de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador do SindSaúde-SP.

 

“Em momentos, como esse, em que há eminentes riscos à saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores, temos que manter as instâncias de proteção e fiscalização ativas e bem formadas, para agir da melhor maneira possível, como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e a Comissão da Saúde do Trabalhador (Comsat)”, avalia Jacilene. E completa: “No entanto, o atual governo federal vem na contramão e está reduzindo a fiscalização civil e a participação popular e por meio de Portaria está alterando as Normas Regulamentadoras (NRs), nas quais, segundo o Ministério do Trabalho, descrevem os direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho.”

 

Essa é a quarta edição da cartilha e têm como novidade em seu conteúdo as mudanças realizadas pelo governo nas Normas Regulamentadoras (NRs), além dos artigos de O vilão invisível e as heranças históricas, de Janaína Luna, auxiliar de enfermagem, diretora regional do SindSaúde-SP, bacharela em Ciências do Trabalho, formada na pri­meira turma da Escola de Ciência do Trabalho do Dieese que faz uma análise dos dados das licenças médicas concedidas pelo Departamento de Perícias Médicas do Estado (DPME) de São Paulo; e As ameaças crescentes à saúde do trabalhador da saúde, de Joana Cabete Biava, economista, técnica da Subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Sindsaúde-SP.

 

2º Encontro de Cipas e Comsats

 

O SindSaúde-SP realizará o 2º Encontro Estadual de CIPAs e COMSATs, no dia 28 de agosto (sexta-feira), das 9h30 às 17h, para dar continuidade ao trabalho de prevenção em segurança no trabalho e de promoção à saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores. Essa edição será totalmente on-line para preservar todos os participantes diante dos riscos de contaminação por Covid-19. Para se inscrever, clique aqui e preencha o formulário. As inscrições encerram no dia 21 (sexta-feira), às 23h59.

 

Saiba mais:

 

SindSaúde-SP promove o 2º Encontro Estadual de CIPAs e COMSATs

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]