Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERGS DEFENDE MANUTENÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA E TESTAGENS PARA COVID-19 AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

SERGS defende manutenção da Atenção Básica e testagens para Covid-19 aos profissionais de saúde

22/07/2020

Rio Grande do Sul é o Estado que menos realiza testes para a doença

Escrito por: SERGS

 

O SERGS marcou presença na quarta, dia 24, na audiência realizada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Porto Alegre, para tratar da situação enfrentada pelos pacientes com neoplasias malignas durante a pandemia no Estado.


Durante a audiência, Claudia Franco, presidenta do SERGS, pontuou sobre a falta de entendimento dos gestores municipais de saúde sobre a universalidade do SUS, além do falto de preparo em lidar com a questão da pandemia. Seu foco principal foi em relação à Atenção Básica, que foi negligenciada em muitos municípios e afirmou que “as prefeituras acabaram fazendo um cancelamento dos atendimentos dos pacientes na Atenção Básica, então, se fechou tudo. Não se atendeu mais o básico e as pessoas ficaram um pouco perdidas”.


Cláudia relatou que o SERGS vem recebendo ligações de diversos profissionais de saúde da Atenção Básicas desesperados pela situação agravante que se formou. “Na realidade a gente sabe que os profissionais de saúde que trabalham na Atenção Básica acabam criando uma relação muito próxima aos pacientes”, afirmou. “Essa semana eu recebi a ligação de uma colega que me disse que trouxe seu familiar, que morava no interior, para a casa dela porque o paciente estava em quimioterapia. Ela solicitou transporte para levá-lo para a sessão de quimioterapia e foi negado pela prefeitura porque o paciente não era morador da cidade. Isso é o cúmulo - por que interromper a químio do paciente porque ele não é morador da cidade, sendo que o SUS é universal” reforçou afirmando que esta situação demonstra a falta de sinergia entre os municípios.


Por fim, Claudia Franco trouxe como pauta as testagens para Covid-19 em profissionais de saúde. Segundo a Presidente do SERGS, 75% dos pacientes positivados em Covid-19 são assintomáticos, e o Rio Grande do Sul é o Estado que menos realiza testes para a doença. “A gente quer testar porque podemos estar sendo vetores do vírus para nossos pacientes e familiares. Então é importante que os profissionais de saúde sejam testados para evitar transmissão” pontuou.

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]