Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > PREFEITURA DE ANÁPOLIS QUER DEIXAR DE CONTRIBUIR COM FUNDO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

Prefeitura de Anápolis quer deixar de contribuir com Fundo de Previdência dos servidores municipais

21/07/2020

Temor é de que a suspensão dessa contrapartida prejudique a saúde financeira do fundo e que no futuro os pagamentos de aposentadorias e pensões fiquem comprometidos

Escrito por: Sindsaúde GO

 

A Prefeitura de Anápolis quer que a Câmara Municipal autorize a gestão de Roberto Naves a suspender as contribuições patronais pagas ao fundo de previdência dos servidores municipais. A Administração quer o aval do Legislativo para deixar de repassar sua parte, isto é, 22% ao Regime Próprio dos servidores até 31 de dezembro 2020.

 

Projeto de Lei Ordinária nº 009 de autoria do Executivo já está na Câmara e na pauta de votação da sessão extraordinária desta quarta-feira (8). O prefeito alega que a medida se faz necessária por conta do aumento de gastos com saúde durante a pandemia. Caso a proposta seja aprovada, somente os servidores continuarão contribuindo (11%).

 

Os servidores municipais da saúde veem a medida com preocupação. Eles temem que o Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Anápolis (ISSA) seja prejudicado já que deixará de receber uma parte significativa de seus recursos.

 

Para a diretoria do Sindsaúde, Silvia Regina, que também é servidora municipal de Anápolis, o temor é de que a suspensão dessa contrapartida prejudique a saúde financeira do fundo e que no futuro os pagamentos de aposentadorias e pensões fiquem comprometidos.

 

Já o presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, chamou a atenção para as consequências da desestabilização financeira do Instituto e para a necessidade de um estudo atuarial antes de se tomar qualquer medida.

 

“A situação é muito delicada. No estado, por exemplo, os servidores pagam a maior alíquota do país, 14,25% e mesmo assim, o Executivo alegou que havia déficit financeiro no Fundo de Previdência. O resultado para quem já estava aposentado e ganhando acima de um salário foi a volta da obrigatoriedade de contribuir com a GoiasPrev com 14,25% do salário e para aqueles servidores que ainda estavam na ativa, houve mudanças nas regras para se aposentar”, alerta Ricardo.

 

O presidente faz um outro alerta caso o projeto seja aprovado. “Apesar de não estar previsto no texto, a prefeitura deveria efetuar – após o fim do período de suspensão – o ressarcimento dos valores com juros e correções monetárias“.  

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]