Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERGS DEFENDE TESTAGEM EM MASSA DA LINHA DE FRENTE

SERGS defende testagem em massa da linha de frente

21/07/2020

Essa é uma orientação do Cofen, que ganhou liminar sobre a necessidade de testagem de todos os profissionais

Escrito por: SERGS

 


O SERGS tem sido notificado sobre a falta de EPIs para os profissionais da Enfermagem em muitos hospitais e serviços do Estado. Porém nem sempre estas demandas chegam através dos profissionais, muitas vezes o sindicato é informado pela imprensa de algum problema pontual mais grave em alguma instituição ou serviço de saúde.


É importante que enfermeiras e enfermeiros façam o encaminhamento adequado de qualquer demanda relacionada ao Covid quanto ao descumprimento das exigências mínimas para a proteção dos trabalhadores.


Vale lembrar que o SERGS e as demais entidades de trabalhadores da saúde já garantiram na justiça o cumprimento do fornecimento de EPIs no HCPA e GHC, com a criação de canais internos nestas instituições para acompanhar semanalmente os casos de Covid nas equipes, os afastamentos de grupos de risco e o fornecimento de EPIs. Nos demais hospitais da rede pública e privada, este controle depende muito da participação da categoria para denunciar quaisquer irregularidades.


Essas demandas podem ser encaminhadas ao Coren-RS, de forma anônima, ou diretamente ao sindicato, que também resguardará o sigilo dos reclamantes. O importante é que as entidades sejam notificadas para poderem agir com a maior agilidade possível, junto às gestões das instituições e, conforme o caso, até mesmo, na via jurídica.


Testagem em massa


Outro pleito importante defendido pelo SERGS e pelas demais entidades que representam os trabalhadores da saúde é a testagem em massa de todos que estão na linha de frente da pandemia. “Essa é uma orientação do Cofen, que ganhou liminar sobre a necessidade de testagem de todos os profissionais”, alerta Cláudia Franco, presidenta do SERGS.


Para Cláudia essa é uma medida que seria fundamental nesta fase em que os números crescem no Brasil e no RS.  “Infelizmente essa medida não vem sendo cumprida, pois estamos sem uma liderança que assegure os direitos dos profissionais no Ministério da Saúde neste momento”, complementa.

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]