Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > COORDENADOR DO SINDPREV-PE PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA DA CNTSS/CUT E FENASPS COM O PRESIDENTE DA CÂMARA PARA DEBATER O DESMONTE DO INSS

Coordenador do Sindprev-PE participou de audiência da CNTSS/CUT e Fenasps com o presidente da Câmara para debater o desmonte do INSS

12/02/2020

Sindicatos devem realizar reuniões nos locais de trabalho para mobilizar os servidores para participarem dos atos em defesa do INSS e contra a militarização do órgão no próximo dia 14 de fevereiro

Escrito por: indprev-PE

 

Na audiência com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, nesta segunda-feira (03/02), dirigentes da CNTSS e Fenasps debateram o caos instalado no INSS. Participaram também os deputados federais Paulo Pimenta (PT/RS) e Alencar Santana (PT/SP), assessores dos deputados Alexandre Padilha (PT/SP) e Carlos Veras (PT/PE) e o coordenador geral do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio, dirigente também da CNTSS.

 

Os sindicalistas fizeram uma breve retrospectiva do desmonte do INSS, que de 2015 a 2019 teve uma redução de 44% da sua força de trabalho, quando no mesmo período ocorreu um aumento da população e da demanda dos serviços do INSS.

 

Destacaram que, apesar do INSS divulgar que houve um aumento de produtividade, as metas de desempenho impostas vêm provocando um elevado grau de adoecimento da categoria. Também denunciaram as dificuldades de acesso da população ao digital “MEU INSS”, a restrição do atendimento presencial e o crescente número de processos represados.

 

Os dirigentes sindicais informaram que vão adotar medidas cabíveis para impedir a militarização do INSS, Como o problema do INSS é estrutural, é preciso investir em tecnologia, concurso público, e em caráter emergencial, realizar a contratação de servidores aposentados do INSS ainda no primeiro semestre de 2020 para reduzir o elevado número de requerimentos represados.

 

O coordenador geral do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio, afirmou que “Nós que trabalhamos no INSS entendemos que os funcionários do INSS têm capacidade e condição de dar a resposta e solucionar a questão do INSS desde que o governo contribua, desde que o governo colabore… Somos contrário a militarização do INSS. O que é que um militar vai fazer no INSS? É importante entender que quem pode solucionar o INSS é os servidores do INSS”.

 

Após ouvir as considerações das entidades sindicais, Rodrigo Maia disse que conversará com representantes do Ministério da Economia e com o atual presidente do INSS, Leonardo Rolim, para uma reunião, em conjunto com os deputados presentes, Paulo Pimenta e Alencar Santana, para debater a situação do instituto e solicitar providências imediatas para a fila de processos represados.

 

Além da revogação do Decreto n° 10.210 sobre a contratação de militares da reserva, os sindicalistas solicitaram ao Presidente da Câmara agendamento de uma nova audiência com o Fórum dos Servidores Federais (Fonasefe) e outra audiência para debater a questão da Reforma Administrativa, que além de acabar com a estabilidade dos servidores abre a possibilidade de corte de 25% nos salários.

 

Agora, os sindicatos devem realizar reuniões nos locais de trabalho para mobilizar os servidores para participarem dos atos em defesa do INSS e contra a militarização do órgão no próximo dia 14 de fevereiro e organização do movimento de servidores federais em 18 de março.

 

 

https://www.sindsprev.org.br/new/coordenador-do-sindprev-pe-participou-de-audiencia-da-cntss-cut-e-fenasps-com-o-presidente-da-camara-para-debater-o-desmonte-do-inss/

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: direcao@cntsscut.org.br – tesouraria@cntsscut.org.br – imprensa@cntsscut.org.br

CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF
Telefone: (0xx61) 3224-0818 | E-mail: df@cntsscut.org.br