Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SEEPE DIVULGA NOTA DE REPÚDIO CONTRA DECLARAÇÕES DE BOLSONARO

SEEPE divulga Nota de Repúdio contra declarações de Bolsonaro

30/08/2019

O preconceito de Bolsonaro é apenas mais um dos muitos que já expressou desde antes de assumir a Presidência da República

Escrito por: SEEPE

 

O Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco – SEEPE repudia o infeliz comentário do atual presidente Jair Bolsonaro que afirmou, a respeito dos médicos que não passarem no exame Revalida que devam trabalhar como enfermeiros.

 

Bolsonaro desqualifica a nossa nobre profissão, tão essencial quanto todas as demais, e reforça uma visão equivocada, preconceituosa, ignorante e deturpada de que os enfermeiros são “profissionais que não estudaram o suficiente para serem médicos”. Trata-se de um flagrante desrespeito com profissionais que estudaram e se dedicaram por muitos anos para prestar um serviço essencial à saúde. Além de demonstrar sua ignorância a respeito das funções desempenhadas por médicos(as) e enfermeiros(as), o presidente defende a perpetuação de um distanciamento entre os salários dessas duas categorias, distância essa que tanto lutamos para encurtar com a valorização da nossa mão de obra.

 

O preconceito de Bolsonaro é apenas mais um dos muitos que já expressou desde antes de assumir a Presidência da República. A enfermagem, além de uma nobre profissão, é uma ciência, com características próprias e de fundamental importância para a saúde. Envolve conhecimentos técnicos e científicos sobre o cuidado individual e coletivo, a prevenção de doenças, a promoção à saúde e o gerenciamento de equipe e de unidades de saúde, seja no ambiente hospitalar, da atenção básica e da gestão pública ou privada.

 

Hoje, a enfermagem conquista cada vez mais espaço e avança no domínio profissional. Buscamos incessantemente a valorização profissional. Infelizmente, apesar do longo internamento hospitalar a que precisou ser submetido recentemente, onde recebeu toda a assistência e cuidado de enfermeiras e enfermeiros, Bolsonaro não percebeu a importância dessa categoria para o seu pronto reestabelecimento. Não é de se espantar, tendo em vista as inúmeras declarações em que mostrou seu despreparo político e humano, atacando constantemente indígenas, negros(as), mulheres e os mais pobres, além de defender abertamente o absurdo que foi a ditadura militar com todos os seus crimes como a tortura, assassinato de jovens, mulheres e trabalhadores e o desaparecimento dos seus cadáveres, impedindo familiares de lhes prestarem a última homenagem e um sepultamento digno.

 

O SEEPE reafirma seu posicionamento contrário às medidas que retiram os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras com a mesma energia que repudia o desrespeito aos enfermeiros e enfermeiras de todo o país.

 

Ludmila Outtes

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]