Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > GOVERNO MINEIRO QUER CONDENAR FHEMIG À GESTÃO PRIVADA

Governo mineiro quer condenar Fhemig à gestão privada

29/08/2019

Modelo de Organização Social fracassa em outros estados OS, mas governo estuda implementar em Minas

Escrito por: Sindsaúde MG

 


Os resultados em outros estados da gestão de Organização Social (OS) chegam a ser tão dramáticos que, a exemplo do Espírito Santo, um movimento começa a ser discutido para que o Estado volte ao comando das unidades hospitalares. Atrasado e na contramão dessa realidade, o governo de Minas Gerais sinaliza que quer avançar com a gestão privada nas unidades hospitalares. A proposta foi apresentada em audiência pública na Assembleia Legislativa (ALMG) nessa quarta-feira (28/08) e recebeu duras críticas de servidores e usuários do SUS. Parlamentares também questionaram a falta de debate com a sociedade de um tema que impacta a vida do povo mineiro. 

 

Diretores do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) rechaçaram a proposta e denunciaram a falta de transparência do tal estudo para uma suposta transferência de gestão. Em alguns fóruns de discussão, representantes do governo chegaram a negar que esse estudo estivesse sendo encaminhado. Para o Sindicato, a Fhemig enfrenta outros problemas que são sistematicamente negligenciados pelo governo como financiamento, falta de repasse do Estado e o déficit de pessoal.


O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva, disse que o conselho, que é a organização da sociedade civil que atua no controle social da saúde, já analisou e se pronunciou contrariamente à opção de entrega da gestão para as OS. Segundo ele, a proposta foi refutada em plenárias do Conselho. As Conferências de Saúde, maior fórum deliberativo de saúde, vem reiteradamente negando todas as mudanças de modelo de gestão para modelos privados. A última edição nacional da Conferência, realizada no início de agosto, reafirmou a negativa de qualquer tipo de privatização, inclusive as chamadas OS.

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]